Simplex + 2018

Medidas do Simplex+ permitiram poupar mais de 1100 milhões

(Reinaldo Rodrigues/Global Imagens)
(Reinaldo Rodrigues/Global Imagens)

As novas medidas do programa Simplex+ foram anunciadas esta quarta-feira pela ministra da Presidência e Modernização Administrativa

Sem vacas voadoras mas com truques de magia. Foi assim a apresentação do Simplex de 2018, que teve lugar esta quarta-feira no Pátio da Galé, em Lisboa, numa cerimónia que arrancou com um truque de ilusionismo de Luís de Matos.

Coube depois ao primeiro-ministro, António Costa, fazer as contas ao programa criado em 2006, e que este ano conta com 175 novas medidas.

“Levo o cartão do Luís de Matos para o Ministro das Finanças. Descongelamento aqui, descativação ali, no fim as contas batem certas”, começou por dizer António Costa.

Segundo o primeiro-ministro, as 13 principais medidas do Simplex de 2016 já representaram uma poupança total para a economia do país de 1100 milhões de euros, o equivalente a 0,6% do PIB. Permitiram poupar também 490 mil horas de trabalho aos funcionários da administração pública.

Leia também: Simplex+ 2018 promete 175 medidas que “parecem magia”

“Temos boas razões para estarmos satisfeitos. A verdadeira reforma do Estado são os 11 anos do Simplex. O que torna sustentável um Estado menos custoso para o contribuinte e mais eficiente para os cidadãos e para as empresas não é um Estado que reduz serviços e funcionários, é um Estado que sabe reinventar procedimentos, simplificar a vida do cidadão e da administração”, destacou o primeiro-ministro.

Do conjunto das 175 medidas apresentadas pela ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Costa destacou a “Parentalidade mais simples”, que “é mais do que uma vaca voadora”, por diminuir a burocracia e “os interrogatórios”.

“O Simplex é hoje uma prática diária. Algo que tínhamos pensado ser apenas um sonho e que pôde afinal concretizar-se. Eu só dei conta que tinha de renovar o Cartão do Cidadão quando recebi o alerta no telemóvel. São coisas que vão transformando a nossa vida e que mudam o paradigma da administração. A administração não é um obstáculo à nossa vida, existe para nos ajudar a viver melhor”, concluiu o primeiro-ministro.

A secretária de Estado Adjunta e da Modernização Administrativa apontou como exemplo do sucesso do Simplex o IRS automático, que este ano registou 1,6 milhões de declarações.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
David Cameron, no Forum Económico Mundial 2020, em Davos. DR.

Davos. Os negócios, a política, o ambiente e os “do contra”

Ilustração: Vítor Higgs

Espanhóis e chineses na corrida para entrar no capital do EuroBic

Procurador-Geral da República de Angola, Hélder Pitta Grós (EPA/MARIO CRUZ)

PGR angolano afasta mais arguidos portugueses no caso Isabel dos Santos

Medidas do Simplex+ permitiram poupar mais de 1100 milhões