transportes

Sistema de Mobilidade do Mondego vai ser anunciado em maio

Pedro Marques, Ministro do Planeamento e das Infraestruturas.
Fotografia: Gerardo Santos/Global Imagens
Pedro Marques, Ministro do Planeamento e das Infraestruturas. Fotografia: Gerardo Santos/Global Imagens

Ministro vai apresentar a solução técnica proposta pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil para o ramal ferroviário da Lousã,

O ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, garantiu esta quarta-feira, em Coimbra que, em maio, deverá apresentar a solução técnica proposta pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) para o ramal ferroviário da Lousã, no âmbito do projeto Metro Mondego.

“Estamos a analisar a solução técnica relativamente ao Sistema de Mobilidade do Mondego (SMM), embora o LNEC esteja ainda a fazer algumas afinações no seu trabalho ao longo do mês de abril”, afirmou o governante no final da reunião da Concertação Territorial, presidida pelo primeiro-ministro, que decorreu na manhã de hoje em Coimbra, para analisar O Programa Nacional de Reformas.

Lançado em Coimbra, em 2006, pelo então ministro das Obras Públicas, Mário Lino, e pela secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, atual ministra do Mar, o SMM abrange o canal do Ramal da Lousã e uma futura ligação urbana entre a Baixa de Coimbra e a zona dos hospitais.

O Ramal da Lousã, entre Serpins e Coimbra, com passagem pelo concelho de Miranda do Corvo, funcionava desde 1906 e foi encerrado há sete anos para obras que visavam a instalação de um sistema de metro, o qual deveria circular na ferrovia centenária e num novo circuito urbano a construir em Coimbra, mas as obras pararam pouco tempo depois por razões financeiras.

Pedro Marques adiantou que no próximo mês espera “poder conversar com as autarquias e apresentar as soluções técnicas, mas também as suas fontes de financiamento, porque as coisas têm de andar a par”.

Salientando que o SMM continua a ser uma “prioridade” do Governo, o ministro do Planeamento e Infraestruturas disse, no entanto, que se trata de “um projeto tecnicamente muito complexo”.

A entrega ao Governo deste segundo estudo do LNEC deveria ter ocorrido em finais de janeiro, mas foi depois adiada duas vezes, para 28 de fevereiro e 31 de março, o que motivou uma tomada de posição do município da Lousã.

Um primeiro estudo, que se revelou inconclusivo, tinha sido encomendado pelo Governo de Pedro Passos Coelho.

O ministro Pedro Marques não adiantou qual a solução de mobilidade proposta pelo LNEC para Coimbra e o canal intervencionado do Ramal da Lousã, no qual já foram investidos mais de 130 milhões de euros.

“Estamos a trabalhar para obter soluções técnicas e fontes de financiamento”, sublinhou.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Fotografia: Orlando Almeida/Global Imagens

Turismo vale 16% da atividade económica portuguesa

Mário Centeno, ministro das Finanças. Fotografia: REUTERS/Rafael Marchante

Défice público cai 59% até ao final de outubro

Marco Schroeder

Marco Schroeder renuncia a cargo de CEO da Oi

Outros conteúdos GMG
Conteúdo Patrocinado
Conteúdo TUI
Sistema de Mobilidade do Mondego vai ser anunciado em maio