caridade

Solidéu do papa Francisco à venda em leilão ‘online’

Solidéu de papa Francisco a leilão até dia 24 de abril. Parte do dinheiro para vai as crianças.
Solidéu de papa Francisco a leilão até dia 24 de abril. Parte do dinheiro para vai as crianças.

Um 'site' de leilões 'online' europeu colocou hoje à venda o solidéu original do papa Francisco, num leilão que vai decorrer até 24 de abril.

Um ‘site’ de leilões ‘online’ europeu colocou hoje à venda o solidéu original do papa Francisco, num leilão que vai decorrer até 24 de abril.

A última licitação atingiu os 18 mil euros e o site www.catawiki.pt/papa estima que o valor total possa chegar aos 35 mil euros.

“Os pertences e objetos utilizados pelos pontífices despertam grande interesse entre os devotos e museus, um exemplo disto é o leilão do iPad do Papa Francisco, vendido por cerca de 30 eurosmil no Uruguai. Além disso, desde a Idade Média, a morte do Santo Padre torna as suas roupas e pertences em relíquias e a igreja proíbe a sua venda. Este leilão é uma oportunidade única para colecionadores que queiram adquirir um objeto característico de um dos papas mais queridos e importantes da história”, explica Frederick James, especialista leiloeiro da Catawiki e encarregado de supervisionar o correto funcionamento deste leilão.

Parte dos lucros obtidos pela leiloeira serão entregues à organização não-governamental (ONG) Save a Child’s Heart (salve o coração de uma criança, em inglês), que já ajudou mais de quatro mil crianças de 50 países em desenvolvimento.

Em 2014, um apresentador de um programa televisivo italiano apresentou ao papa um solidéu (peça que cobre o alto da cabeça) em seda branca, durante a audiência geral na praça de São Pedro, que Francisco trocou de imediato por aquele que estava a usar.

De acordo com a tradição, o papa troca de solidéu se durante uma audiência papal lhe for apresentado um novo.

Esta é a segunda vez que este mesmo solidéu do papa é leiloado para fins de beneficência. O primeiro leilão realizou-se a favor de uma organização que luta contra a mortalidade infantil na República Democrática do Congo (RDCongo).

De acordo com a leiloeira, “o solidéu do Papa Francisco está em perfeitas condições, embora seja importante notar que nele se vê numa pequena marca de batom de uma crente que, ao testemunhar como o Papa trocava o chapéu, beijou-o como um sinal de respeito e lealdade”.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Ilustração: Vítor Higgs

Indústria têxtil em força na principal feira de Saúde na Alemanha

O Ministro das Finanças, João Leão. EPA/MANUEL DE ALMEIDA

Nova dívida da pandemia custa metade da média em 2019

spacex-lanca-com-sucesso-e-pela-primeira-vez-a-nave-crew-dragon-para-a-nasa

SpaceX lança 57 satélites para criar rede mundial de Internet de alta velocidade

Solidéu do papa Francisco à venda em leilão ‘online’