IAS

Valor máximo do subsídio de desemprego avança 5,3 euros

Fotografia: Nuno Pinto Fernandes / Global Imagens
Fotografia: Nuno Pinto Fernandes / Global Imagens

O valor mais elevado que um desempregado pode receber de subsídio vai aumentar com subida do Indexante de Apoios Sociais.

O governo aumentou o Indexante de Apoios Sociais, que estava ‘congelado, nos 419,22 euros desde 2009 e à boleia do IAS aumentam também várias prestações pagas pela Segurança Social, uma delas é o subsídio de desemprego.

O valor máximo que pode ser pago a um desempregado está fixado em 2,5 Indexantes de Apoios Sociais. A subida deste indexante, a partir deste mês, de 419,22 para os 421,32 euros fará com que o limite deste subsídio passe dos atuais 1048 euros para 1053,3 euros.

o IAS serve de referência a várias prestações, nomeadamente ao Rendimento Social de Inserção, à atualização das pensões, ao subsídio social de desemprego (que pode corresponder a 80% ou a 100% do IAS) ou ao subsídio de doença, já que a lei determina que o valor mínimo não pode ser inferior a 30% do Indexante.

Os subsídios sociais no âmbito da parentalidade, o abono de família (o pré-natal e o ‘geral’) e a atribuição de bolsas de estudo estão também deponentes do IAS.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
apple one

Apple One junta vários serviços, chega a Portugal mas com limitações. O que tem

A  90ª edição da Micam, a feira de calçado de Milão, está agendada para os dias 20 a 23 de setembro, com medidas de segurança reforçadas. Fotografia DR

Calçado. Micam arranca este domingo e até há uma nova marca presente

Os ministros da Presidência do Conselho de Ministros, Mariana Vieira da Silva (C), Economia, Pedro Sia Vieira (E) e do Trabalho Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho (D). MANUEL DE ALMEIDA/POOL/LUSA

Portugal é o quarto país da UE onde é mais difícil descolar do mínimo

Valor máximo do subsídio de desemprego avança 5,3 euros