Taxa Euribor a três meses negativa pela primeira vez

ng4159515

A taxa Euribor a três meses atingiu um valor negativo pela primeira vez. Um sinal para as famílias com crédito à habitação de que a queda da prestação da casa deverá manter-se.

A Euribor a três meses – um dos principais indexantes utilizados no cálculo do crédito à habitação e também no crédito a empresas – atingiu os -0,001%, ou seja, menos 0,002 pontos percentuais face a segunda-feira.

Euribor negativa vai reduzir prestação dos créditos

Apesar da queda para terreno negativo, na sessão de hoje, a Euribor a três meses ainda terá de permanecer mais tempo negativa para que as famílias sintam o efeito. Isto porque para o cálculo da prestação da casa é utilizada a média mensal da Euribor do mês anterior ao da revisão do crédito.

Por exemplo, um crédito à habitação cuja revisão seja feita em maio, é utilizada para cálculo da prestação a média mensal de abril. Tendo em conta que falta pouco mais de uma semana e meia para o fim do mês, a média final poderá ainda não ser negativa. Muito possivelmente, e a manter-se a tendência decrescente, apenas a média de maio deverá ser negativa. E, nesses casos, as famílias com crédito à habitação indexado à Euribor a três meses, com revisão em junho, verão não só a prestação diminuir, por efeito da queda da taxa, como também esta ser abatida ao spread.

O Banco de Portugal determinou que, quando a Euribor atinge valores negativos, esse valor deve ser descontado ao spread, uma vez que a taxa final a pagar resulta da junção da Euribor e spread.

No caso de um empréstimo com uma taxa média da Euribor de 0,1% e um spread de 0,3%, significa que a taxa anual nominal (TAN) é de 0,4%. Com a Euribor em terreno negativo a situação inverte-se. Por exemplo, caso a média da Euribor caia para -0,1%, este valor desconta ao spread de 0,3%. O que significa que a taxa final a pagar é de 0,2%.

Já a Euribor a seis meses – também bastante utilizada como referência no crédito à habitação – fixou-se nos 0,069%.

A Euribor a 12 meses – um indexante que os bancos começam mais a recorrer nos novos contratos – atingiu os 0,176%.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje

Página inicial

O advogado e porta-voz do sindicato nacional dos motoristas, Pardal Henriques. ANTÓNIO COTRIM/LUSA

Pardal Henriques foi a personalidade mais mediática da greve

RODRIGO ANTUNES / LUSA

Governo reúne motoristas e patrões em nova maratona de “intransigências”

Outros conteúdos GMG
Taxa Euribor a três meses negativa pela primeira vez