Encontro

TEDxWomen no Porto a 4 de novembro

TEDxPorto Woman

Navvab Aly, fundador da plataforma 'Crespas & Cacheadas Poderosas' e Nour Machlah, sobrevivente da guerra da Síria, são alguns dos oradores

O Porto vai receber, pela primeira vez, um evento TEDxWomen. ‘Brigdes’ (‘pontes’) foi o tema escolhido, sendo que o objetivo é encontrar “formas de aproximação entre pessoas com experiências e opiniões diferentes”, anuncia a organização. O encontro decorre a 4 de novembro.

Cláudia Morgado, diretora de operações de uma empresa especializada em software para a área da saúde, Navvab Aly, fundadora da plataforma “Crespas & Cacheadas Poderosas”, e Nour Machlah, sobrevivente da guerra da Síria que depois de ter vivido no Líbano e na Turquia, veio para Portugal estudar arquitetura, são alguns dos oradores já confirmados.

O encontro, que decorrerá a 4 de novembro, na Universidade Católica do Porto, vai “reunir um conjunto de pensadores e criativos que estimulam a transformação de ideias em ações concretas que incentivam e motivam à intervenção na comunidade”, explica Pedro Geraldes, um dos organizadores do evento.

“Vamos combinar a intervenção de oradores e performances ao vivo com vídeos das TED Talks do evento principal que terá lugar em Nova Orleães nos dias 1 a 3 de novembro”, acrescenta o mesmo responsável. Pedro Geraldes sublinha: “Dos três oradores já revelados, destacamos a diversidade e a profundidade que os seus testemunhos vão certamente conferir ao evento”.

Cláudia Morgado fez todo o seu percurso académico e profissional na área da saúde, enquanto farmacêutica, mas as voltas da vida levaram-na para a área da tecnologia. Hoje é diretora de operações da Redlight Software, empresa especializada em software para a área da saúde. Entre outras funções é responsável pelo departamento de recursos humanos e vê na diversidade um ponto fulcral na cultura interna da empresa, das equipas e dos produtos e serviços que prestam. Entre outras causas pessoais que a movem, sublinha o especial gosto pelo empreendedorismo social sustentável e a aplicação de inteligência artificial na saúde.

Navvab Aly é uma jovem de 20 anos que acredita que consegue mudar o mundo com as suas palavras. Filha de pai ganês e de mãe guineense com raízes libanesas, é fundadora da “Crespas & Cacheadas Poderosas”, atualmente denominada “A Preta Aly”, uma página com mais de 13 mil gostos no Facebook. Na adolescência, a jovem não gostava do seu cabelo crespo, porque queria ter um cabelo liso, igual ao da mãe. Em 2014 assumiu o seu cabelo e começou a dar dicas sobre como cuidar daquele tipo de cabelo. É apaixonada por livros e por ter a possibilidade de escrever aquilo que sente e pensa. Para ela, felicidade é sinónimo de novos desafios. Acredita que a sua missão na vida é desconstruir padrões e analisar sempre o outro lado da moeda.

Nour Machlah nasceu na Síria em 1991 e sobreviveu à guerra. Assume que esse acontecimento mudou o curso da sua vida. Primeiro mudou-se para o Líbano e depois para a Turquia. Em 2014, integrado num grupo de bolseiros da Plataforma Global de Assistência Académica a Estudantes Sírios, veio para Portugal estudar arquitetura. Desde então, tem participado como orador em várias conferências em países europeus. Foi ainda palestrante no Parlamento Europeu em Estrasburgo e representou o Fórum Europeu da Juventude em Bruxelas.

“O TEDXPortoWoman é um evento local, organizado de forma independente – à semelhança do TEDxPorto – que pretende juntar pessoas para terem uma experiência TED. Ambas as iniciativas ambicionam ser um espaço de promoção de ideias caracterizado pela partilha de conhecimento e experiências dos oradores convidados”, destaca a organização em comunicado.
 

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Presidente do Conselho de Finanças Públicas (CFP), Nazaré da Costa Cabral. MANUEL DE ALMEIDA/LUSA

Linhas de crédito anti-covid ainda podem vir a pesar muito nas contas públicas

Fotografia: Fábio Poço/Global Imagens

Apoio a rendas rejeitado devido a “falha” eletrónica

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho. RODRIGO ANTUNES/LUSA

Só 789 empresas mantiveram lay-off simplificado em agosto

TEDxWomen no Porto a 4 de novembro