Tecnologia

Tesla vai colocar táxis sem condutor nas estradas em 2020

elon-musk-2d6ecc667c5d53bc39c2ef75995a15b612c3a81d

Elon Musk anunciou que a fabricante de automóveis elétricos vai lançar um serviço de 'táxis-robô' nos Estados Unidos.

‘Táxis-robô’ sem condutores humanos. É esta a nova ideia de Elon Musk. O CEO da Tesla pretende colocar estes meios de transporte a circular em alguns mercados dos Estados Unidos já no próximo ano para competir com a Uber e a Lyft.

Estes ’táxis-robô’ poderão ser qualquer veículo da Tesla com a funcionalidade de condução autónoma. Elon Musk afirmou que até junho de 2020, deverão estar a circular um milhão de Teslas “com a capacidade de se conduzirem sozinhos”, indica a Bloomberg. Durante uma apresentação aos investidores, na segunda-feira, Elon Musk disse que os clientes da Tesla vão poder colocar os seus próprios carros numa plataforma em rede partilhada de ’táxis-robô’, através da aplicação da empresa.

Aqueles que precisarem de uma boleia, só têm de chamar um destes ’táxis-robô’ através da aplicação, tal como se faz com outras plataformas de transporte. A única diferença é que o carro não terá condutor.

O líder executivo da Tesla mostrou-se confiante com este lançamento e prevê que as viagens a bordo dos seus carros autónomos sejam mais baratas, comparativamente às restantes plataformas.

O foco central desta promessa é o novo chip para equipar carros autónomos que a empresa está a desenvolver. Desenvolvido pela Samsung Electronics, o chip dá a esperança à Tesla de ganhar vantagem sobre os seus rivais.

“É esta a mensagem fundamental que os consumidores devem ter hoje: é uma loucura completa comprar um carro que não um Tesla. É como comprar um cavalo”, disse Elon Musk, citado pela Reuters.

A Tesla está desde 2016 a trabalhar num chip para equipar os automóveis com tecnologia de condução autónoma. Elon Musk chegou até a prever que os carros não necessitariam de condutor em 2018.

O anúncio foi feito dois dias antes de a fabricante de automóveis elétricos divulgar os resultados trimestrais.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
(Artur Machado / Global Imagens)

Dinheiro Vivo mantém-se líder digital dos económicos

(Artur Machado / Global Imagens)

Dinheiro Vivo mantém-se líder digital dos económicos

O ex-governador do Banco de Portugal (BdP), Vítor Constâncio, na II Comissão Parlamentar de Inquérito à Recapitalização da Caixa Geral de Depósitos e à Gestão do Banco, na Assembleia da República. TIAGO PETINGA/LUSA

BCP, Berardo e calúnias. As explicações de Constâncio no inquérito à CGD

Outros conteúdos GMG
Tesla vai colocar táxis sem condutor nas estradas em 2020