Tempestade tropical Harvey

Texas. Bairro de produtos químicos evacuada

Fotografia: REUTERS/Adrees Latif
Fotografia: REUTERS/Adrees Latif

Moradores num raio de 2,4 quilómetros foram retirados por risco de incêndio ou explosão.

Os moradores num raio de 2,4 quilómetros em torno de uma fábrica de produtos químicos no condado de Harris, no Texas, foram retirados na noite de terça-feira por precaução devido ao risco de incêndio ou explosão.

“Trata-se unicamente de uma medida de precaução”, informou, em comunicado, o chefe dos bombeiros do condado de Harris, que inclui a cidade de Houston, atingida por inundações sem precedentes causadas pela passagem da tempestade tropical Harvey pelo estado norte-americano do Texas.

A fábrica de produtos químicos, do grupo francês Arkema, advertiu o condado de Harris para “a eventual reação de determinados produtos químicos que estavam no local”, alertando para a possibilidade de essa reação “poder provocar um incêndio”.

A unidade de Crosby produz peróxidos orgânicos, um composto que é utilizado no processo de fabrico de plásticos.

Em comunicado, a Arkema afirmou que teve de evacuar durante a tarde de terça-feira, a unidade de Crosby, onde estava uma pequena equipa de trabalhadores, por a situação se estar a tornar muito perigosa.

“Neste momento, apesar de acharmos que não existe um perigo imediato, a probabilidade de um reação química provocar um incêndio e/ou uma explosão é real”, explicou o grupo francês citado pela agência de notícias AFP.

Os produtos químicos armazenados na fábrica devem ser refrigerados, mas o fornecimento de energia elétrica foi cortado pelas chuvas torrenciais e os geradores de emergência inundados.

“A Arkema não pode fazer muito mais a não ser esperar que a tempestade abrande”, indicou o grupo, sustentando que a temperatura dos contentores refrigerados por motores a diesel, para onde foram movidos os produtos perigosos que estavam num hangar, está a ser monitorizada à distância.

A Arkema, cotada em bolsa, é uma multinacional com sede perto de Paris nascida da reestruturação do braço químico do gigante petrolífero Total.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
O primeiro ministro, António Costa, fala aos jornalistas durante a conferência de imprensa realizada no final da reunião do Conselho de Ministros, no Palácio da Ajuda, em Lisboa, 04 de junho de 2020. MANUEL DE ALMEIDA / POOL/LUSA

Governo vê economia a crescer 4,3% em 2021 e desemprego nos 8,7%

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, durante a conferência de imprensa após a reunião extraordinária da Comissão Permanente de Concertação Social por video-chamada, no Ministério da Economia, em Lisboa, 16 de março de 2020. RODRIGO ANTUNES/LUSA

Segunda fase do lay-off custa mais de 700 milhões de euros

Jorge Rocha de Matos, presidente da Fundação AIP. Foto: direitos reservados

Rocha de Matos: IVA devia ser de 6% em todos os eventos para ajudar o turismo

Texas. Bairro de produtos químicos evacuada