Comércio internacional

Trump ameaça impor taxa de 20% aos carros europeus

Donald Trump quer manter a guerra comercial com a China até vencer. Fotografia: Reuters/James Lawler Duggan
Donald Trump quer manter a guerra comercial com a China até vencer. Fotografia: Reuters/James Lawler Duggan

O presidente americano quer que a União Europeia deixe cair as barreiras a produtos americanos.

Donald Trump voltou ao ataque. O presidente americano ameaçou criar uma taxa aduaneira de 20% sobre as importações de carros produzidos na União Europeia a não ser que o bloco económico quere as barreiras e as taxas sobre produtos americanos.

A ameaça de Trump foi feita no Twitter e levou a uma descida nas ações das construtoras automóveis europeias. A BMW trava cerca de 1,9% e a Volkswagen 0,6%, segundo a Bloomberg. O aviso de Trump surge depois de a União Europeia ter respondido às tarifas americanas sobre aço e alumínio. Bruxelas criou taxas a aplicar em cerca de 200 produtos vindos dos EUA que representam cerca de 3,3 mil milhões de dólares (cerca de 2,8 mil milhões de euros).

Os bancos de investimento e as autoridades monetárias têm alertado para os riscos de uma escalada nas guerras comerciais. Defendem que ninguém ganha com esses diferendos. O Banco de Portugal, por exemplo, estimou esta semana que uma guerra comercial limitada poderia custar 0,7% ao PIB mundial nos próximo três anos e uma quebra de 3% no comércio internacional.

Já se o conflito comercial se tornar global, o impacto na economia mundial seria de 2,5% e o comércio internacional iria afundar 10%. A economia portuguesa também seria atingida. No cenário de guerra limitada o PIB poderia ter uma descida acumulada de 0,7%. Em caso de guerra comercial generalizada isso tiraria 2,5% ao PIB nacional.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
REUTERS/Pedro Nunes/File Photo

Programa de arrendamento acessível arranca a 1 de julho. Tudo o que deve saber

Fotografia: Pedro Rocha/Global Imagens

Governo questiona RTP sobre não transmissão de Jogos de Minsk

DHL Express Store2

DHL Express vai investir até 600 mil euros em rede de lojas pelo país

Outros conteúdos GMG
Trump ameaça impor taxa de 20% aos carros europeus