EUA

Trump ameaça prolongar o encerramento de serviços federais durante “muito tempo”

Presidente dos Estados Unidos da América Donald Trump.
REUTERS/Jonathan Ernst
Presidente dos Estados Unidos da América Donald Trump. REUTERS/Jonathan Ernst

O presidente norte-americano exige o financiamento de um muro na fronteira com o México, ao qual se opõem os democratas.

O encerramento parcial de serviços do governo federal dos EUA, o designado ‘shutdown’, que já dura há 12 dias, pode prolongar-se durante “muito tempo”, afirmou esta quarta-feira Donald Trump, algumas horas antes de receber congressistas dos dois partidos.

A reunião com republicanos e democratas pretende discutir eventuais saídas do impasse.

“Creio que as pessoas pensam que eu tenho razão”, disse Trump, que exige o financiamento de um muro na fronteira com o México, ao qual se opõem os democratas.

“Os 5,6 mil milhões de dólares [4,9 mil milhões de euros] são um montante de tal maneira pequeno e este é um assunto de segurança nacional”, insistiu, em declarações na Casa Branca.

Sem orçamento, muitos ministérios e agências governamentais fecharam as portas, deixando cerca de 800 mil funcionários em licença sem vencimento ou, em serviços considerados essenciais, forçados a trabalhar sem remuneração em pleno período de festas.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Emmanuel Macron, Pedro Sanchez, Angela Merkel, Donald Tusk, Jair Bolsonaro e Mauricio no G20 de Osaka, Japão, 29 de junho de 2019. Fotografia: REUTERS/Jorge Silva

Vírus da guerra comercial já contamina acordo entre Europa e Mercosul

Fotografia: Armando Babani/ EPA.

Sindicato do pessoal de voo lamenta “não atuação do Governo” na Ryanair

O presidente da China, Xi Jinping, fez uma visita de Estado a Portugal no final de 2018. Fotografia: Filipe Amorim/Global Imagens

Angola e China arrastam exportações portuguesas. Alemanha e Itália ainda não

Outros conteúdos GMG
Trump ameaça prolongar o encerramento de serviços federais durante “muito tempo”