Guerra comercial

Trump aplica tarifas às importações de aço e alumínio da UE

REUTERS/Kevin Lamarque
REUTERS/Kevin Lamarque

O presidente dos EUA decidiu aplicar taxas aduaneiras sobre as importações de aço e alumínio oriundas da União Europeia

O presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, decidiu aplicar tarifas sobre as importações de aço e alumínio originárias da União Europeia, México e Canadá, avança o jornal norte-americano Washington Post.

A confirmação do fim da isenção dada a estas três economias foi comunicada pelo secretário do Comércio dos EUA, Wilbur Ross, numa conversa telefónica com vários jornalistas, escreve a agência Reuters. Os Estados Unidos passam assim a aplicar uma taxa alfandegária de 25% sobre o aço e de 10% sobre o alumínio proveniente destas três economias.

“Aguardamos para continuar as negociações tanto com o Canadá e com o México por um lado e com a Comissão Europeia por outro lado, porque há outras questões que também precisamos de resolver”, disse o secretário do Comércio, citado pela agência.

“Continuamos a estar disponíveis e ansiosos por ter mais discussões com todas as partes”, disse ainda o Wilbur Ross, citado pela Bloomberg. “Esperamos pelas suas reações”.

Em março a Casa Branca tinha determinado a aplicação de taxas aduaneiras sobre as importações de aço e alumínio, tendo contudo dado uma isenção à União Europeia, bem como ao Canadá e ao México enquanto o NAFTA está em processo de renegociação.

Para já ainda não há reações destas economias que viram a sua isenção terminar. Contudo, no passado, antes de ter recebido isenção, a Comissão Europeia já tinha prometido responder, tendo surgido mesmo notícias que Bruxelas podia aplicação tarifas sobre as importações de bens como motos, vestuário.

(Notícia atualizada às 15:49)

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Biedronka assegura 68% das vendas; Pingo Doce 24%

Jerónimo Martins vai impugnar coima de 24 milhões na Polónia

Parque Eólico

EDP Renováveis vende sete parques eólicos à Finerge em Espanha

Luís Máximo dos Santos é presidente do Fundo de Resolução.

Fundo de Resolução diz que comprador da GNB tinha a proposta “mais atrativa”

Trump aplica tarifas às importações de aço e alumínio da UE