estados unidos

Trump confirma delegação dos Estados Unidos em Pyongyang para preparar cimeira

Líder da Coreia do Norte Kim Jong Un.
Líder da Coreia do Norte Kim Jong Un.

Donald Trump confirmou que a delegação norte-americana chegou à Coreia do Norte para os preparativos da cimeira" de 12 de junho, em Singapura.

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou esta segunda-feira que uma delegação norte-americana está em Pyongyang para preparar a cimeira histórica com o líder norte-coreano, Kim Jong-un.

Donald Trump afirmou na sua página na rede social Twitter que “a delegação norte-americana chegou à Coreia do Norte para os preparativos da cimeira” de 12 de junho, em Singapura, cancelada pelo chefe de Estado norte-americano na quinta-feira.

No mesmo dia em que a Coreia do Norte sofreu severas sanções económicas internacionais, o Presidente dos Estados Unidos revelou acreditar que o país da península coreana “tem um brilhante potencial e será um dia uma grande nação económica e financeira”.

“Kim Jong-un estará de acordo comigo. Isso vai acontecer”, escreveu Donald Trump, que, no sábado, tinha afirmado que as negociações sobre a cimeira com o líder norte-coreano estão “a correr bem” e garantiu que a sua Administração está a trabalhar para que o encontro se realize em 12 de junho.

“Há muita gente a trabalhar nisso e está a avançar. Estamos a apontar para 12 de junho em Singapura e isso não mudou”, afirmou Donald Trump aos jornalistas presentes na receção ao preso norte-americano libertado pela Venezuela, Joshua Holt.

Donald Trump decidiu na quinta-feira cancelar a cimeira devido a comentários “hostis” da Coreia do Norte contra a Administração norte-americana, que incluíram um comunicado com insultos ao vice-presidente Mike Pence e com a ameaça de “confrontação nuclear” caso não houvesse encontro.

Já na sexta-feira, Trump afirmou que os Estados Unidos estavam “a conversar” com a Coreia do Norte e declarou que “toda a gente faz jogos”.

“Vamos ver o que acontece, é possível que possa ser a 12 de junho”, respondeu então Trump aos jornalistas, na Casa Branca, quando questionado sobre a cimeira, acrescentando: “Eles querem muito, nós gostaríamos de fazer!”

No sábado, o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, e o líder do Norte, Kim Jong-un, reuniram-se, de surpresa e em segredo, para tratar da realização da cimeira entre o dirigente norte-coreano e o presidente norte-americano, Donald Trump.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Biedronka assegura 68% das vendas; Pingo Doce 24%

Jerónimo Martins vai impugnar coima de 24 milhões na Polónia

Parque Eólico

EDP Renováveis vende sete parques eólicos à Finerge em Espanha

Luís Máximo dos Santos é presidente do Fundo de Resolução.

Fundo de Resolução diz que comprador da GNB tinha a proposta “mais atrativa”

Trump confirma delegação dos Estados Unidos em Pyongyang para preparar cimeira