Comércio internacional

Trump e Trudeau conversam sobre acordo comercial

Donald Trump e Justin Trudeau. Fotografia: REUTERS/Leah Millis/File Photo
Donald Trump e Justin Trudeau. Fotografia: REUTERS/Leah Millis/File Photo

O primeiro-ministro do Canadá e o presidente norte-americano conversaram sobre a renegociação do Acordo de Livre Comércio da América do Norte.

O primeiro-ministro do Canadá e o Presidente norte-americano conversaram, na segunda-feira, após o anúncio de um acordo entre Washington e o México sobre a renegociação do Acordo de Livre Comércio da América do Norte.

“O primeiro-ministro realizou hoje uma conversa construtiva com o Presidente Donald Trump sobre o Acordo de Livre Comércio da América do Norte [NAFTA, sigla em inglês]”, informou o gabinete de Justin Trudeau em comunicado.

“Os líderes acolheram favoravelmente os progressos realizados no quadro das discussões com o México e esperam com interesse que as suas equipas continuem as negociações esta semana, com vista a levá-las a cabo”, lê-se na nota.

Na segunda-feira, Donald Trump anunciou, a partir do Salão Oval da Casa Branca, a conclusão de “um bom acordo” comercial com o México, no quadro da revisão do NAFTA, tratado comercial integrado pelo México, Canadá e Estados Unidos desde 1994.

O Canadá não participou nesta fase de negociações. O executivo canadiano assumiu que preferia juntar-se à mesa de discussões após a resolução dos diferendos que separavam os Estados Unidos e o México.

Otava vai agora regressar à mesa de negociações. Imediatamente após este anúncio, a ministra dos Negócios Estrangeiros do Canadá, Chrystia Freeland, disse que estaria de volta a Washington na terça-feira “para continuar as negociações”, em curso há um ano, interrompendo a viagem diplomática que havia começado pela Europa.

Desde que chegou à Casa Branca, em janeiro de 2017, Trump caracterizou o NAFTA como um acordo “desastroso” para os Estados Unidos.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
A ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho (D), e o secretário de Estado do Emprego, Miguel Cabrita (E). Fotografia: MANUEL DE ALMEIDA/LUSA

Salário mínimo de 635 euros? Dos 617 dos patrões aos 690 euros da CGTP

concertação

Governo sobe, sem acordo, salário mínimo até 635 euros em 2020

concertação

Governo sobe, sem acordo, salário mínimo até 635 euros em 2020

Outros conteúdos GMG
Trump e Trudeau conversam sobre acordo comercial