Atividade turística

Efeito Carnaval abranda crescimento do turismo em fevereiro

Imagens de turistas em Lisboa. 
( Global Imagens )
Imagens de turistas em Lisboa. ( Global Imagens )

Em fevereiro, destacaram-se os crescimentos registados nos mercados norte-americano (+32,2%), irlandês (+20,9%) e chinês (+14,5%).

Os hotéis, apartamentos turísticos, pousadas e alojamentos locais receberam 1,4 milhões de turistas em fevereiro. Foram mais 2,9% do que um ano antes, tendo os não residentes, ou seja, os turistas estrangeiro, sido os que mais contribuíram para este aumento, mostra esta segunda-feira, o gabinete de estatísticas nacional.

As dormidas fixaram-se em 3,3 milhões, o que correspondeu a uma quebra de 1%, que se fica a dever ao efeito Carnaval que, em 2018 aconteceu em fevereiro, enquanto este ano apenas ocorreu em março.

“As dormidas na hotelaria (85,2% do total) registaram uma diminuição de 1,3% em fevereiro. As dormidas nos estabelecimentos de alojamento local (12,9% do total) cresceram 3,1%, enquanto as de turismo no espaço rural e de habitação (1,8% do total) recuaram 10,2%”, detalha o INE.

Os dezasseis principais mercados emissores de turistas para Portugal representaram, naquele mês, 85,3% das dormidas de não residentes nos estabelecimentos. Só os turistas britânicos, foram responsáveis por 18,4% deste total e contra todas as expectativas, cresceram em fevereiro 2,1%. O mercado alemão é o que apresenta uma maior quebra, 11,8%, em fevereiro, e desde o início do ano este mercado já recuou 7,0%.

Em sentido oposto, em fevereiro, destacaram-se os crescimentos registados nos mercados norte-americano (+32,2%), irlandês (+20,9%) e chinês (+14,5%).

Apesar da quebra geral das noites dormidas, e uma estada média de 2,42 noites, menos 3,8% do que há um ano, os alojamentos nacionais voltaram a ver os proveitos subir para 172 milhões de euros. Foi um crescimento de 4,4%, em todo o caso metade do que tinha sido registado em janeiro.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje

Página inicial

LUÍS FORRA/LUSA

Dia 7. Termina greve dos motoristas

Francisco São Bento, presidente do SNMMP. Foto: Sara Matos/Global Imagens

Cinco momentos chave numa greve de sete dias

Outros conteúdos GMG
Efeito Carnaval abranda crescimento do turismo em fevereiro