Turismo de Portugal espera duplicar turistas colombianos com nova ligação a Bogotá

Ligação Lisboa-Bogotá espera duplicar o número de turistas colombianos
Ligação Lisboa-Bogotá espera duplicar o número de turistas colombianos

O presidente do Turismo de Portugal, João Cotrim de Figueiredo, afirmou hoje que a nova ligação direta entre Lisboa e Bogotá gera a expectativa de duplicar o número de turistas colombianos no curto prazo.

“Hoje em dia temos cerca de 16 mil colombianos que pernoitam em Portugal e, com a abertura destas quatro frequências semanais, podemos ter um horizonte de duplicar esse número num espaço relativamente curto de tempo”, afirmou Cotrim de Figueiredo à Lusa acerca da ligação hoje inaugurada.

Leia também:Turistas chineses em Portugal mais do que triplicaram nos últimos quatro anos

As indicações dadas pela TAP ao Turismo de Portugal fazem crer que “é provável que a procura justifique até que as frequências sejam mais rápidas” entre Portugal e um país que tem assistido a um crescimento económico próximo dos 5% nos últimos 10 anos, de acordo com dados do Fundo Monetário Internacional, e a desenvolver “uma classe média que começa a viajar com regularidade”.

“Tenhamos consciência de uma coisa: Portugal recebe cerca de quase 15 milhões de turistas por ano. Passar o mercado colombiano de 15 para 30 mil é uma ajuda, mas ainda não é das dimensões que poderá vir a ser no futuro”, ressalvou o presidente do Turismo de Portugal.

Por seu lado, o secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes, referiu à Lusa, antes de embarcar para Bogotá, que Portugal tem produtos atrativos para o mercado colombiano em particular através do turismo religioso.

“A expectativa que temos, também porque vamos agilizar a emissão de vistos da Colômbia para Portugal, é a de que a abertura desta rota possa significar o incremento bastante substancial dos turistas colombianos e da América Latina para Portugal”, afirmou o secretário de Estado.

De acordo com dados da Organização Mundial do Turismo (OMT), em 2012, a Colômbia foi responsável por um total de 2,2 milhões de chegadas aos diversos destinos mundiais, um aumento de 30,8% face a 2011, com os Estados Unidos a serem o principal destino dos turistas oriundos daquele mercado.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
(Gustavo Bom / Global Imagens )

Englobamento agrava IRS para rendimentos ‘protegidos’ pelo mínimo de existência

(Gustavo Bom / Global Imagens )

Englobamento agrava IRS para rendimentos ‘protegidos’ pelo mínimo de existência

Salvador de Mello
( Álvaro Isidoro / Global Imagens )

Saúde não pode andar “ao sabor de ventos políticos”

Outros conteúdos GMG
Turismo de Portugal espera duplicar turistas colombianos com nova ligação a Bogotá