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Turismo de Portugal: “Investimento na Eurovisão será amplamente recuperado”

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Turismo de Portugal: “Investimento na Eurovisão será amplamente recuperado”

O Turismo de Portugal investiu 200 mil euros numa campanha digital para promover o evento em Espanha, Alemanha, França, Reino Unido e EUA

O Turismo de Portugal aproveitou a porta que a Eurovisão abriu para convidar turistas a entrar no país. O investimento direto do organismo no evento foi de 1,3 milhões de euros, e inclui a divulgação da imagem de Portugal junto dos visitantes, dos dois mil jornalistas que estão a cobrir o evento e dos 200 milhões de telespetadores que assistem ao festival em todo o mundo.

Miguel Sarmento, gestor de projeto do Turismo de Portugal, revelou ao Dinheiro Vivo que são esperados durante esta semana em Lisboa cerca de 90 mil visitantes, que vêm de propósito para o evento.

O responsável do Turismo de Portugal, que acompanhou o DV durante uma visita aos bastidores do evento, explicou ainda que, pela primeira vez, o país anfitrião convidou as 43 delegações que participam no festival a gravarem um postal em formato de vídeo. Além dos 43 filmes de um minuto, o Turismo de Portugal investiu 200 mil euros numa campanha digital para promover o evento em Espanha, Alemanha, França, Reino Unido e Estados Unidos.

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Miguel Sarmento acredita que o investimento “terá retorno de certeza”, tanto agora como no futuro, na captação de visitantes. “É o que tem acontecido após os grandes eventos realizados em Portugal, como a Expo 98 ou o Euro 2004. A seguir a grandes eventos há sempre um aumento expectável de turistas. Acredito que o investimento dele vai ser amplamente recuperado”, sublinha.

O motor de busca de viagens Momondo revelou esta quinta-feira que a Alemanha lidera o top dez dos países que mais procuraram viagens para Portugal durante a semana da Eurovisão. Seguem-se a Dinamarca, França, Suécia e Estados Unidos. Finlândia, Suiça, Espanha, Noruega e Reino Unido completam o top 10.

O custo total do evento ronda os 20 milhões de euros. Cerca de metade do valor será desembolsado pela EBU – European Broadcasting Union. A RTP ficará com 20% das despesas. Além do Turismo de Portugal, também a Câmara Municipal de Lisboa contribui para financiar o evento. Segundo a autarquia, o impacto económico do certame para a cidade ronda os 25,6 milhões de euros.

O Airbnb estima que durante a semana do evento, ficarão hospedados em alojamentos da plataforma cerca de 54 mil pessoas, provenientes de 109 países.

Foram distribuídas pela organização mais de seis mil acreditações para a Eurovisão. No recinto foram instaladas 220 mil toneladas de material, que foram trazidas por 250 camiões.

A segunda semifinal do evento acontece esta quinta-feira. A final está agendada para sábado no Altice Arena, no Parque das Nações, “o sítio mais seguro do país neste momento”, salientou a organização.

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