Turismo é o sector com maior crescimento no mundo

Um número crescente de destinos investem no sector, fazendo do Turismo o motor de crescimento social e económico em cada vez mais países, criando empregos, empresas, infraestruturas e receitas.

A expansão do turismo tem sido contínua nas últimas décadas, e a diversidade é a palavra de ordem. É o sector que regista maior crescimento em todo o mundo, e estima-se que seja o 3º maior empregador do planeta, logo a seguir aos sectores do retalho e da agricultura.

A Organização Mundial do Turismo, agência das Nações Unidas especializada na promoção de um turismo responsável, sustentável e de acesso universal, avançou no seu relatório anual com alguns números que traçam um retrato muito positivo da evolução do sector do Turismo.

turismo mundial-02

A região da Europa e Ásia Ocidental lidera o crescimento absoluto, com mais 15 milhões de turistas internacionais que no ano passado, embora todas as regiões  tenham registado uma evolução positiva. Para 2015, as melhores perspectivas recaem sobre as regiões Ásia/Pacífico e Américas, onde se espera um incremento entre 4% e 5%, e espera-se que Europa também continue a crescer. Já em África e no Médio Oriente as previsões são mais conservadoras, por serem regiões mais voláteis e imprevisíveis.

turismo mundial-03

Tradicionalmente, o turismo têm-se concentrado nas economias avançadas da Europa, Ásia e Américas. A Região da Europa é responsável por sensivelmente metade das chegadas de Turistas internacionais (60%), seguida pela região Ásia/Pacífico (24%) e Américas (16%).

turismo mundial-04

As receitas globais com o Turismo aumentaram 3,7% de 2013 para 2014, com França, EUA, Espanha e China a liderarem as tabelas de maiores destinos de pessoas e receitas.

turismo mundial-05

A China é o maior exportador de pessoas e receitas para os mercados mundiais, responsável por 13% de todo o dinheiro que é deixado nos destinos de turismo, receita essa que aumentou 27% entre 2013 e 2014.

turismo mundial-06

Viajar por razões puramente recreativas respondeu por mais de metade dos turistas em 2014. Visitar amigos ou familiares, fazer uma peregrinação ou um tratamento de saúde aparecem logo a seguir, e só 14% justificou a viagem por motivos profissionais.

turismo mundial-07

O avião continua a ser o meio de transporte preferido, registando um crescimento historicamente mais acelerado do que os restantes meios de transporte.

turismo mundial-08

Em linha com o resto da região do Mediterrâneo e Sul da Europa, Portugal tem batido consistentemente todos os recordes no que toca ao número de turistas que decidem visitar o nosso país, bem como das receitas geradas pelo sector. Entre 2014 e 2014, registou um crescimento sólido de 12% no número de chegadas internacionais, e tem construído uma reputação consolidada nos mercados internacionais.

turismo mundial-09

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de