Turistas gastam média de 81 euros por dia no Algarve

Canadianos foram os que gastaram mais
Canadianos foram os que gastaram mais

Cada turista gastou, em média, 81,3 euros no Algarve, em 2013, revelou esta quinta-feira o Instituto Nacional de Estatística.

Segundo o inquérito do INE, o montante gasto por aqueles que chegaram ao Algarve por via aérea (uma média de 89,5 euros) foi consideravelmente mais alto do que aqueles que chegaram pela via rodoviária (que gastaram, em média, 60,6 euros).

Além disso, os gastos médios realizados na época alta foram de 85,4 euros, superiores em cerca de 17% aos gastos realizados na época baixa.

Leia também: Portugal conquistou 15 prémios no World Travel Awards

Independentemente da época do ano, a principal motivação das visitas ao Algarve foi o lazer, recreio e férias, representando mais de 90% das viagens totais. A visita a familiares e amigos justificou as deslocações de cerca de 7% dos turistas enquanto os motivos profissionais representaram apenas 1,2%.

Apesar da representatividade muito reduzida, foram os que viajaram ao Algarve por motivos profissionais ou de negócios que despenderam um montante médio diário mais elevado, em especial na época alta, na qual os seus gastos médios atingiram os 132,9 euros.

Foram os canadianos quem mais gastou por dia no Algarve. Por outro lado, e provavelmente graças à prática de golfe, os escandinavos gastaram mais na época baixa do que na alta.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Fotografia: Gerardo Santos/Global Imagens

Saídas para a reforma disparam 43% na função pública

Foto: DR

EDP flexibilizou pagamento de faturas no valor de 60 milhões de euros

Ministro de Estado, da Economia e Transição Digital, Pedro Siza Vieira. TIAGO PETINGA/LUSA

Moratórias bancárias estendidas até final de setembro de 2021

Turistas gastam média de 81 euros por dia no Algarve