Crise na Turquia

Turquia aumenta tarifas sobre as importações de produtos dos EUA

O presidente turco, Tayyip Erdogan. REUTERS/Umit Bektas
O presidente turco, Tayyip Erdogan. REUTERS/Umit Bektas

A Turquia aumentou esta quarta-feira as tarifas sobre as importações de uma série de produtos dos Estados Unidos, mais uma decisão que revela uma escalada do conflito entre os dois países da NATO.

“Dentro da estrutura do princípio da reciprocidade e em retaliação aos ataques económicos conscientes dos Estados Unidos foram aumentadas as taxas sobre importações de determinados produtos”, escreveu hoje o vice-presidente da Turquia, Fuat Oktay, na sua página oficial da rede social Twitter.

De acordo com uma publicação no Diário Oficial, Ancara impôs taxas suplementares sobre as importações de produtos como o arroz, veículos, álcool, carvão e cosméticos.

No início de agosto, a Administração norte-americana avançou com sanções contra dois ministros turcos (das pastas do Interior e da Justiça) para pressionar a libertação de um pastor protestante norte-americano (Andrew Brunson) detido desde outubro de 2016 em território turco por acusações de “terrorismo e espionagem”.

Mais recentemente, o Presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou a duplicação das tarifas do alumínio e do aço turcos. Perante a decisão de Washington, a moeda turca (lira turca) entrou numa espiral descendente para novos mínimos de sempre, tendo já desvalorizado em mais de 25%.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Diretor-geral da fábrica da PSA Mangualde, José Maria Castro, fotografado na linha de montagem. (Fernando Fontes / Global Imagens )

Futuro da PSA Mangualde depende de apoio do Governo a projeto de 18 milhões

O presidente do Conselho de Administração e Administrador-Delegado do Grupo Jerónimo Martins, Pedro Soares dos Santos. Inácio Rosa / Lusa

“Continuo muito cético”, diz Soares dos Santos em relação à economia portuguesa

Hebe

Jerónimo Martins expande marca Hebe para Eslováquia e República Checa

Turquia aumenta tarifas sobre as importações de produtos dos EUA