Comércio internacional

UE e Japão assinam acordo contra protecionismo

Koji Sasahara/Pool via Reuters
Koji Sasahara/Pool via Reuters

A Comissão Europeia estima que as exportações agroalimentares para o Japão cresçam em 180% com a nova parceria comercial.

A União Europeia (UE) e o Japão assinaram esta terça-feira, em Tóquio, um acordo de comércio livre que o presidente do Conselho Europeu considerou ser uma “mensagem clara” contra o protecionismo.

“Enviamos uma mensagem clara de que fazemos uma frente comum contra o protecionismo”, disse Donald Tusk, em conferência de imprensa após a assinatura do acordo.

A UE e o Japão assinaram um Acordo de Associação Económica que, segundo uma declaração conjunta dos três líderes signatários, “envia uma mensagem poderosa de promoção do comércio livre, justo e regrado, e contra o protecionismo”.

Este é o maior acordo comercial negociado pela UE. Irá facilitar, sobretudo, a entrada de produtos agroalimentares europeus no Japão, com a eliminação ou abaixamento de tarifas de importação. A Comissão Europeia projeta um aumento de exportações de 180%. No sentido inverso, facilitará a venda de partes automóveis japonesas na Europa.

A parceria irá também dar maior acesso de empresas europeias a empreitadas públicas no Japão – nomeadamente, na ferrovia.

O documento foi assinado por Donald Tusk, pelo presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, e pelo primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, concluindo um processo negocial que se iniciou em 2013.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Caixa Geral Depósitos CGD Juros depósitos

Caixa perdeu 1300 milhões com créditos de grandes devedores

Ursula von der Leyen foi o nome nomeado para presidir à Comissão Europeia. (REUTERS/Francois Lenoir)

Parlamento Europeu aprova Von der Leyen na presidência da Comissão

Christine Lagarde, diretora-geral demissionária do FMI. Fotografia: EPA/FACUNDO ARRIZABALAGA

Christine Lagarde demite-se da liderança do FMI

Outros conteúdos GMG
UE e Japão assinam acordo contra protecionismo