Comércio internacional

UE e Japão assinam acordo contra protecionismo

Koji Sasahara/Pool via Reuters
Koji Sasahara/Pool via Reuters

A Comissão Europeia estima que as exportações agroalimentares para o Japão cresçam em 180% com a nova parceria comercial.

A União Europeia (UE) e o Japão assinaram esta terça-feira, em Tóquio, um acordo de comércio livre que o presidente do Conselho Europeu considerou ser uma “mensagem clara” contra o protecionismo.

“Enviamos uma mensagem clara de que fazemos uma frente comum contra o protecionismo”, disse Donald Tusk, em conferência de imprensa após a assinatura do acordo.

A UE e o Japão assinaram um Acordo de Associação Económica que, segundo uma declaração conjunta dos três líderes signatários, “envia uma mensagem poderosa de promoção do comércio livre, justo e regrado, e contra o protecionismo”.

Este é o maior acordo comercial negociado pela UE. Irá facilitar, sobretudo, a entrada de produtos agroalimentares europeus no Japão, com a eliminação ou abaixamento de tarifas de importação. A Comissão Europeia projeta um aumento de exportações de 180%. No sentido inverso, facilitará a venda de partes automóveis japonesas na Europa.

A parceria irá também dar maior acesso de empresas europeias a empreitadas públicas no Japão – nomeadamente, na ferrovia.

O documento foi assinado por Donald Tusk, pelo presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, e pelo primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, concluindo um processo negocial que se iniciou em 2013.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
luzes, lâmpadas, iluminação

Perguntas e Respostas: IVA desce na eletricidade e gás natural

24/04/2019 - Decorre esta tarde a Assembleia Geral da EDP na Sede da EDP na Av 24 de Julho
Shengliang Wu e Luís Amado
(Diana Quintela / Global Imagens)

OPA chinesa à EDP está morta. Acionistas ditam extinção da operação

A Provedora da Justiça, Maria Lúcia Amaral (Gerardo Santos / Global Imagens)

Atrasos nas pensões: PSD quer ouvir Provedora de Justiça com urgência

Outros conteúdos GMG
Conteúdo TUI
UE e Japão assinam acordo contra protecionismo