União Europeia

Um em quatro europeus está em risco de pobreza

ng4652140

Com a média do Produto Interno Bruto (PIB) dos 28 países da União Europeia nos 26 mil euros per capita, um quarto da população europeia encontra-se em risco de pobreza ou exclusão social. Dos 123 milhões de pessoas em risco de pobreza, 50 milhões estão em extrema pobreza.

Segundo o relatório “O aumento da pobreza e das desigualdades – Modelos sociais justos são necessários para a solução”, Portugal subiu o risco de pobreza, em 2014, para os 27,5%.

Quanto à distribuição da riqueza, um estudo da Intermon Oxfam, revela que os 10% mais ricos possuem 69% da riqueza enquanto que os 40% mais pobres dispõem apenas de 1% do capital. Segundo o mesmo estudo 8,5 milhões de pessoas encontram-se em pobreza ativa, ou seja, em risco de serem pobres mesmo estando a trabalharem.

Dados mais recentes apontam que quase 30% dos milionários portugueses surgiram nos últimos dois anos.

O estudo da Intermon Oxfam analisou a distribuição do capital disponível antes e depois dos impostos. Grécia, Alemanha, Portugal e Reino Unido são os que apresentam piores dados antes do pagamento dos impostos. No entanto, após os impostos Bulgária, Letónia, Lituania e Grécia apresentam as maiores descrepâncias. De salientar que Suécia e Dinamarca são dos países com maior rácio entre impostos/PIB (em 2012, 44,2% e 48,1%) permitindo assim uma melhor distribuição da riqueza.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
EPA/MICHAEL REYNOLDS

Ação climática. Portugal vai ter de gastar mais de um bilião de euros

EPA/MICHAEL REYNOLDS

Ação climática. Portugal vai ter de gastar mais de um bilião de euros

2. Fazer pagamentos à frente do empregado

Consumo: seis em cada 10 portugueses paga as compras a prestações

Outros conteúdos GMG
Um em quatro europeus está em risco de pobreza