Turismo

Uma das ruas mais famosas do mundo deverá passar a ter entrada paga

Foto: Supercarwaar/ Wikimedia Commons
Foto: Supercarwaar/ Wikimedia Commons

Lombard Street, em São Francisco, é famosa pelas curvas sinuosas, mas o excesso de turistas está a preocupar as autoridades.

É estrela de cinema e, por isso, uma das atrações mais procuradas por quem visita São Francisco, na Califórnia. Mas a pressão turística na rua Lombard está a tornar-se insuportável para quem lá mora. As autoridades da cidade norte-americana decidiram agir e propuseram uma medida radical: cobrar portagem a quem queira descer a rua de carro.

A medida foi aprovada por unanimidade esta semana pelas autoridades locais, mas ainda terá de receber luz verde do estado da Califórnia para poder ser implementada. A proposta prevê que os turistas passem a pagar uma taxa de cinco dólares para atravessar a inclinada e sinuosa Lombard Street. Aos fins de semana e dias festivos a taxa sobe para 10 dólares.

Além da portagem, a cidade quer criar um sistema de reservas online, de forma a reduzir o tráfego na pequena via de 180 metros que os turistas chegam a esperar 45 minutos para conseguir descer. A Lombard Street tem residências particulares e entradas para garagens de ambos os lados. Nos meses de verão, chegam a passar por lá cerca de seis mil pessoas todos os dias.

A proposta das autoridades locais responde a um apelo dos residentes que já dura há anos. Contestam que a rua onde vivem se tenha tornado num “parque de diversões a céu aberto”. A ser implementada a portagem, tal não deverá acontecer antes de 2020.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje

Página inicial

Fotografia: Fábio Poço/Global Imagens

Boom de queixas contra agências imobiliárias

O ex-presidente da Three Gorges e António Mexia, na assinatura da privatização

Quanto renderam em dividendos as empresas vendidas pelo Estado?

Outros conteúdos GMG
Conteúdo TUI
Uma das ruas mais famosas do mundo deverá passar a ter entrada paga