Habitação

Universitários de Lisboa pagam em média 367 euros por um quarto

Lisboa

O valor médio da renda de um quarto, em Lisboa situou-se nos 367 euros durante o trimestre que antecedeu o início do ano letivo 2018/2019.

O valor médio pago pelos estudantes para arrendamento de um quarto, em casa partilhada, na cidade de Lisboa situou-se nos 367 euros durante o trimestre que antecedeu o início do ano letivo 2018/2019, revelou esta terça-feira a plataforma ‘online’ Uniplaces.

Com base nos dados de arrendamento registados durante o terceiro trimestre deste ano nas cidades de Lisboa, Porto e Coimbra, a Uniplaces indicou que “mais de 4.600 estudantes encontraram alojamento seguro através da plataforma, só em Portugal”.

Relativamente à cidade de Lisboa, a plataforma ‘online’ de arrendamento a universitários avançou que 82% da procura foi direcionada a “um quarto privado em casa partilhada com outros estudantes”, verificando-se que o valor médio para esta modalidade de arrendamento foi de 367 euros e a duração média de estadia reservada foi de cinco meses, com as zonas de Arroios, Saldanha e Alameda a serem mais procuradas pelos estudantes.

Na cidade do Porto, a renda média para o arrendamento de um quarto privado em casa partilhada foi de 284 euros, “com a procura desta modalidade a dominar mais uma vez as pesquisas (71%)”, informou a Uniplaces, referindo que as três zonas com mais arrendamentos na Invicta foram Paranhos, Cedofeita e Bonfim.

Das três cidades analisadas, Coimbra foi a que apresentou o valor médio mais baixo para o arrendamento de quarto em casa partilhada, que se situou nos 197 euros, no entanto os estudantes procuraram sobretudo esta modalidade de arrendamento (62%), embora “a procura de propriedade completa seja superior à registada nas cidades de Lisboa e Porto”, com maior procura nas zonas de Montes Claros, Baixa e Cidral.

Ainda sobre os dados de arrendamento durante os meses de julho, agosto e setembro, “26% das reservas no país foram realizadas por estudantes de nacionalidade brasileira, com uma renda média de 399 euros para o arrendamento de um quarto privado em casa partilhada”, apurou a plataforma.

Depois dos estudantes brasileiros, foram os portugueses, os espanhóis e os italianos os que mais reservaram através da plataforma, segundo os dados.

Criada por portugueses em 2012, a plataforma de alojamento universitário Uniplaces permite aos proprietários e senhorios a rentabilização dos imóveis junto do mercado de arrendamento universitário, que tem vindo a crescer nos últimos anos, em várias cidades universitárias da Europa.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Dos blueprints  dos primeiros automóveis, ao topo dos carros elétricos atuais, de elon Musk, em homenagem, a Nikolas Tesla.
Ilustração: VITOR HIGGS

Automóvel. Em 20 anos do euro mudou tudo, menos a carga fiscal e o líder

João Vieira Lopes, presidente da Confederação do Comércio e Serviços.
(Jorge Amaral/Global Imagens)

Vieira Lopes: “Metas do governo são realistas mas é preciso investimento”

A EDP, liderada por António Mexia, vai pagar o maior cheque de dividendos da bolsa nacional.

PSI20. Menos lucros mas o mesmo prémio aos acionistas

Outros conteúdos GMG
Conteúdo TUI
Universitários de Lisboa pagam em média 367 euros por um quarto