Turismo

Viagens turísticas dos residentes em Portugal crescem 2,1% no 2.º trimestre

Fotografia: DR
Fotografia: DR

Quase 50% das viagens turísticas dos residentes em Portugal são com a motivação de "lazer, recreio ou férias".

Os residentes em Portugal realizaram 4,7 milhões de viagens turísticas no segundo trimestre deste ano, o que representa um acréscimo de 2,1% face a igual período de 2017, mas a um ritmo de crescimento menor do que em anos anteriores, segundo dados divulgados esta sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE).

No segundo trimestre, as viagens com destino ao estrangeiro ganharam peso. A proporção de deslocações de residentes para o exterior aumentou 18,1%, a que correspondem 621,8 mil viagens.

Segundo o INE, as viagens em território nacional totalizaram 4,1 milhões, valor que representa um ligeiro acréscimo de 0,1%.

No entanto, de abril a junho, o número de noites diminuiu. Em média, cada turista residente pernoitou 4,62 noites, menos 3,7% do que no mesmo período do ano passado. Neste período, o mês de junho registou o número de dormidas mais elevado (5,33 noites).

O principal motivo para as viagens foi “lazer, recreio ou férias” (45,3%), que correspondeu a 2,1 milhões de deslocações, enquanto a “visita a familiares ou amigos” (41,2%) originou dois milhões de viagens. Pelo contrário, o peso das viagens “profissionais ou de negócios” (9%) decresceu, tendo sido registadas 428,8 mil deslocações.

“Hotéis e similares” ganham peso
Os dados do INE indicam que, apesar de ter perdido terreno, o “alojamento particular gratuito” foi a principal escolha para 58,4% das estadas. Já os “hotéis e similares” e o “alojamento particular pago” foram opção para 28,1% e 6,9% das dormidas, respetivamente.

Das viagens realizadas neste período, a proporção de viagens com marcação antecipada aumentou em 32,2% dos casos, tendo sido particularmente expressiva nas viagens ao estrangeiro (90%).

O recurso à Internet ocorreu em 19,3% das marcações, método que foi usado em 55,7% das deslocações com destino ao estrangeiro.

*Última atualização às 12:25

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Mário Centeno

Centeno volta a cativar mais dinheiro

Foto - Leonardo Negrao

Deco: seguros de saúde não cobrem coronavírus, seguros de vida sim

Foto: D.R.

Easyjet. Ligações de Portugal com Itália não serão afetadas, por enquanto

Viagens turísticas dos residentes em Portugal crescem 2,1% no 2.º trimestre