património

Vila Franca de Xira pede ajuda ao Governo para salvar ilha no Tejo

Fotografia: Henriques da Cunha
Fotografia: Henriques da Cunha

A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira aprovou hoje uma moção que alerta para a detioração do Mouchão da Póvoa

A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira aprovou hoje uma moção que alerta para a deterioração do Mouchão da Póvoa e para a necessidade de o Governo autorizar a realização de “obras urgentes”.

O documento, apresentado pela CDU, foi aprovado por unanimidade, durante uma reunião do executivo liderado pelo socialista Alberto Mesquita.

Em causa está, segundo explica o texto da moção, a “falta de autorização” das entidades responsáveis pelas questões ambientais, nomeadamente a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), para a realização de obras no dique do Mouchão da Póvoa (pequena ilha particular localizada no estuário do Tejo).

“O protelamento de toda e qualquer decisão governamental suscetível de contribuir para a já identificada degradação ambiental e paisagística do Mouchão poderá comprometer irremediavelmente o seu frágil equilíbrio natural e paisagístico”, alerta o texto.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Alberto Mesquita (PS), referiu que o município tem realizado várias reuniões com a APA para alertar para a “urgência” de dar um parecer sobre o projeto de intervenção no Mouchão da Póvoa.

“É uma situação que nos deixa muito apreensivos. O Mouchão pode correr o risco de desaparecer. Nada justifica esta demora da APA”, criticou.

Alberto Mesquita ressalvou que o Mouchão tem potencialidades agroturísticas e que será necessário encontrar uma “solução urgente”.

A Lusa tentou contatar a APA e o Ministério do Ambiente, mas não obteve resposta.

 

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
(FOTO: Lisa Soares/GI)

Idade média da reforma no privado no valor mais alto em 20 anos

O ex-secretário de Estado da Energia, Artur Trindade

EDP e ex-secretário de Estado vão ser constituídos arguidos

Peter Wilhelm

“Diminuição significativa das rendas pode provocar efeito dominó” na banca

Vila Franca de Xira pede ajuda ao Governo para salvar ilha no Tejo