Enologia

Vinho: Porto recebe em outubro congresso internacional de inovação tecnológica

Fotografia: D.R.
Fotografia: D.R.

O Wine Track 2018 reúne empresas, marcas e cientistas em torno dos problemas de fraude e contrafação vitivinícola

Acabou de ser apresentado, no Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, o programa do Wine Track® 2018, uma jornada científica e profissional que traz ao Porto novas soluções para os desafios do mundo dos vinhos, em outubro.

A fraude e a contrafação são duas preocupações para o sector a nível mundial, responsáveis por prejuízos e quebra de credibilidade nas empresas, para além da fuga a impostos estatais. Foi neste contexto que nasceu a marca Wine Track®, com encontros já realizados em França, Espanha e agora, pela primeira vez, Portugal.

“Desde o início do Wine Track®, a OIV tem dado a sua patronagem a este importante simposium científico, demonstrando a importância da restreabilidade no sector mundial vitivinícola”, refere Jean-Marie Aurand, diretor geral da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), em nota à imprensa.

“O objetivo é garantir a perfeita segurança de consumo ao consumidor e permitir que este conheça as condições de produção e distribuição, e assegurar que não se trata de uma contrafação”.

A comercialização de bebidas espirituosas ocorre a uma escala global. Por cada segundo, são consumidas cerca de 1000 garrafas de vinhos, com várias origens e percursos. É para esta razão que muitas garrafas apresentam selos de autenticidade, uma marca física que assegura a identidade do produto na sua viagem pelo mundo.

“As garrafas espalham-se por todo o mundo: viajam”, explica Paulo Barros, secretário-geral da ALABE, Associação dos Laboratórios de Enologia. “Temos biliões de garrafas que circulam entre países, entre produtores e consumidores neste mercado global. Mas, de alguma forma, tem que se estabelecer a ligação ao local onde foram produzidas. Ou seja, rastrear o seu percurso”.

O Wine Track® 2018 é organizado pela Société des Experts Chimistes de France e pela ALABE, com a patronagem da OIV. O evento ocorre a 26 de outubro no Centro de Congressos da Alfândega do Porto.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Munique está no primeiro lugar das cidades com maior projeção profissional. (DR)

Turistas portugueses ‘descobriram’ a Alemanha

Mario Draghi, Presidente do Banco Central Europeu. REUTERS/Kai Pfaffenbach

BCE discutiu pacote de medidas para estimular economia na reunião de julho

Hotéis de Lisboa esgotaram

“Grandes” eventos impulsionaram aumento dos preços na hotelaria em junho

Outros conteúdos GMG
Vinho: Porto recebe em outubro congresso internacional de inovação tecnológica