Lisboa

Welcome, oi, tervetuloa: há novos turistas em Lisboa

Vistas de Lisboa.
(Leonardo Negrão / Global Imagens)
Vistas de Lisboa. (Leonardo Negrão / Global Imagens)

Observatório de Turismo mostra crescimento de brasileiros, escandinavos e holandeses, mas é entre os americanos que há mais entusiasmo por Lisboa

Os recordes de chegadas de turistas a Portugal sucedem-se, já se sabe, mas há novidades a registar entre quem desembarca em Lisboa. E a cidade bem pode ir treinando novos cumprimentos para fazer sentir-se bem-vindos aqueles que vêm estrear-se por estas terras.

De acordo com o Observatório de Turismo de Lisboa, brasileiros, escandinavos e holandeses estão a escolher cada vez mais Portugal como destino, mas é entre os americanos que a descoberta de Lisboa se faz mais amplamente. Com os dados do último ano quase completos, vê-se já uma subida superior a 20% nos hóspedes dos Estados Unidos que vieram conhecer a capital.

Os números de dormidas até ao final de novembro apontam para quase um milhão de americanos a passear e dormir em Lisboa (+22,2% do que no mesmo período de 2017), quase ao nível do número de franceses (1 140 127), brasileiros (1 135 314, uma subida de cerca de 6%) ou espanhóis (1 076 507) que aqui ficaram nos mesmos onze meses.

Observatório do Turismo de Lisboa Observatório do Turismo de Lisboa

E se alguns dos visitantes tradicionais de Lisboa parecem estar a optar por outros destinos — entre o top 5, há uma quebra no número de turistas alemães (-7%), britânicos (-8%) e franceses (-5,7%) –, além do boom de americanos há turistas de outras nacionalidades a descobrir os encantos da cidade, como é o caso dos holandeses (2,3% a mais) e dos escandinavos (com uma subida de perto de 3%, para quase meio milhão no ano passado).

Feitas as contas, Lisboa recebeu até novembro perto de 6 milhões de turistas, que representam mais de 13,6 milhões de dormidas e proveitos superiores a mil milhões de euros.

Mais cruzeiros e mais passageiros a bordo

Também os valores relativos a quem aqui chega de barco são notáveis. Já com o ano completo, 2018 traduziu-se num aumento do número de navios aportados em Lisboa — foram 23, mais 28% do que no ano anterior — e numa subida correspondente de passageiros, que ultrapassaram os 40 mil (+25%).

E se os passageiros em trânsito passaram de 32 004 para 38 061 (+18,9%), as melhores notícias vêm do tráfego em turnaround — ou seja, em cruzeiros que começam ou terminam em Lisboa –. que regista uma escalada superior a 1000% (de 183 para 2115), segundo os números da Administração do Porto de Lisboa.

Observatório do Turismo de Lisboa
Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Caixa Geral Depósitos CGD Juros depósitos

Caixa perdeu 1300 milhões com créditos de grandes devedores

Ursula von der Leyen foi o nome nomeado para presidir à Comissão Europeia. (REUTERS/Francois Lenoir)

Parlamento Europeu aprova Von der Leyen na presidência da Comissão

Christine Lagarde, diretora-geral demissionária do FMI. Fotografia: EPA/FACUNDO ARRIZABALAGA

Christine Lagarde demite-se da liderança do FMI

Outros conteúdos GMG
Welcome, oi, tervetuloa: há novos turistas em Lisboa