Zona Euro: Atividade económica em máximos de 2011

Há 71 meses que o índice PMI não atingia um valor tão elevado como o registado em março.

São boas notícias: o índice PMI (Purchasing Managers Index) que mede a atividade económica para a Zona Euro atingiu em março o valor mais elevado dos últimos 71 meses. O que significa que é necessário recuar até 2011 para encontrar um registo tão elevado deste índice como o verificado em março deste ano.

No relatório divulgado hoje, é destacado maior crescimento da década no que diz respeito ao emprego tanto no setor da industria como no setor dos serviços. Um crescimento que estará relacionado com o facto de as empresas estarem a aumentar a sua capacidade para satisfazer a subida das encomendas. “O otimismo nos negócios atingiu um novo pico, mas a pressão dos preços também se intensificou para um máximo de quase seis anos”, é ainda salientado no relatório.

No mesmo documento é ainda possível perceber que, apesar de alguns riscos identificados, as perspetivas para o segundo trimestre são positivas. "Esta aceleração do crescimento com o aproximar do fim do trimestre, assim como a melhoria de tendências de novos negócios e o maior apetite para contratar, sugere que este forte momento de crescimento será mantido durante o segundo trimestre", refere Chris Williamson, 'chief business economist' do IHS Markit no relatório.

Recomendadas

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de