formação

Programa de formação UpSkill arranca com 500 vagas de emprego nas TI

(D.R)
(D.R)

Programa de formação na área do digital tem o objetivo de formar três mil novos profissionais nas TIC ao longo de três anos.

O Programa UpSkill – Digital Skills & Jobs arranca com 13 empresas fundadoras, que se disponibilizam a contratar até 80% dos formandos. A cerimónia de contratualização decorreu esta sexta, em Lisboa, no Teatro Thalia.

Desenvolvido em parceria com a APDC, IEFP e CCISP, este programa tem como objetivo dar resposta às necessidades do mercado na área da tecnologia e aumentar o nível de formação em Portugal. As inscrições já estão abertas e, de acordo com Rogério Carapuça, da APDC, até esta quinta-feira tinham sido validadas 2650 candidaturas.

O programa destina-se prioritariamente a quem esteja desempregado ou a quem queira tentar uma nova oportunidade de carreira. O objetivo passa pela qualificação de recursos humanos para áreas como a Java, gestão de plataformas cloud ou programação em plataformas low-code, algumas das competências identificadas como necessidades do mercado.

Através de acordos com entidades formadoras, como os Institutos Politécnicos de vários pontos do país e o ISCTE, os formandos vão receber formação intensiva, ao longo de seis meses, em várias áreas das tecnologias de informação. As formações disponíveis variam consoante a localização geográfica (Braga, Castelo Branco, Guarda, Santarém/Leiria, Lisboa, Porto, Setúbal ou Viseu), sendo que é em Lisboa e Porto que é disponibilizada a maioria das formações.

Após esse tempo de formação, segue-se um período de formação ao longo de três meses, já em contexto laboral. O programa arranca com uma lista de empresas fundadora composta pela Altran, Axians, OutSystems, Microsoft, Accenture, Amazon Web Services (AWS), CEiiA, Indra, JOYN, IBM, Deloitte, GFI e DXC Technology.

Ao longo dos três próximos anos, o objetivo deste programa passa pela formação de três mil pessoas.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Trabalhos de descarga de contentores no Porto de Sines, 12 de fevereiro de 2020. TIAGO CANHOTO/LUSA

Exportações com quebra de 17% na primeira metade do ano

Isabel Camarinha, líder da CGTP, fala aos jornalistas após audiência com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no Palácio de Belém, em Lisboa, 30 de julho de 2020. (MIGUEL A. LOPES/LUSA)

CGTP. Governo nega complemento a quem esteve em lay-off sem justificação

spacex-lanca-com-sucesso-e-pela-primeira-vez-a-nave-crew-dragon-para-a-nasa

SpaceX lança 57 satélites para criar rede mundial de Internet de alta velocidade

Programa de formação UpSkill arranca com 500 vagas de emprego nas TI