120 milhões. Aveiro aprova nova fábrica da Navigator em Cacia

A The Navigator Company vai investir cerca de 120 milhões de euros numa nova fábrica de papel tissue em Cacia.

A The Navigator Company, antiga Portucel, já pode avançar com a construção de uma fábrica de papel tissue em Cacia. O licenciamento das obras foi agora aprovado pela Câmara de Aveiro.

De acordo com a autarquia “estão reunidas as condições para emitir o alvará de construção”, a que corresponde uma taxa de 225 mil euros, da nova unidade de produção.

O investimento na ordem dos 120 milhões de euros, que prevê a criação de uma centena de postos de trabalho, permitirá à Navigator reforçar a sua capacidade de produção em cerca de 70 mil toneladas por ano.

A aprovação do licenciamento foi comunicado por via de uma nota informativa da autarquia de Aveiro, citado pela Lusa, que dá ainda conta do início das obras, ainda durante o mês de Setembro, da construção da nova Variante Rodoviária de Cacia.

A construção desta rodovia tem um custo estimado de 1,2 milhões de euros, que será comparticipado pela TNC em cerca de 500 mil euros, a que acresce a comparticipação de 35 mil euros na elaboração do projeto, no âmbito do respetivo plano de pormenor.

A Variante irá estabelecer um novo acesso entre a antiga EN109 e a Rua dos Bombeiros da Celulose, em Cacia, desativando, em definitivo o arruamento privado da ex Portucel que é utilizado atualmente para acesso ao centro de Cacia.

Incluída na empreitada está também a substituição dos cruzamentos ali existentes por duas rotundas na antiga EN109, que serve de alternativa sem portagens à A25, entre Aveiro e Angeja.

“É grande a relevância do investimento na nova Fábrica da TNC, que assume uma capacidade final de produção de 240 mil toneladas por ano, um investimento próximo dos 420 milhões de euros e uma projeção de criação de cerca de 300 novos postos de trabalho em Aveiro, até ao ano de 2022”, salienta a Câmara de Aveiro.

 

Recomendadas

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de