Mobilidade partilhada

Hive. Novo serviço da Mytaxi traz 400 trotinetes partilhadas para Lisboa

Hive trotinetes

A Lime já tem um concorrente no negócio das trotinetes elétricas. O novo serviço pertence à Mytaxi e estreia-se na Europa em Lisboa. Já usámos.

Depois de muitas promessas, a norte-americana Lime tem o primeiro concorrente oficial em Lisboa. A Mytaxi, aplicação de táxis europeia, escolheu a capital para lançar o projeto piloto do novo serviço de “E-scooter”, que mais não são do que trotinetes elétricas partilhadas. A partir desta terça-feira, algumas centenas de trotinetes elétricas estarão disponíveis na cidade. Na verdade, hoje estão disponíveis 120, mas nos próximos dias as 400 que já estão em Portugal num armazém da empresa, vão ficar operacionais.

A empresa que pertence desde 2014 à Daimler (o grupo da Mercedes), espera crescer a frota de forma dinâmica durante o período em que decorre o projeto piloto. Para estrear o serviço agora, a Mytaxi trabalhou durante três meses com o município de Lisboa.

A forma de funcionamento é em tudo semelhante ao que a Lime já faz em Lisboa. As trotinetes elétricas são, inclusive, da mesma marca que a empresa americana usa, da Segway. Para ativar uma trotinete também é necessário ler o código QR dela e o preço continua a ser 1 euro para desbloquear e 15 cêntimos por minuto pelo uso. Numa entrevista ao CEO da Mytaxi, Eckart Diepenhorst admitiu-nos que pode baixar (é uma das críticas feitas ao atual serviço da Lime), mas será o mercado “a decidir”.

Leia também: Trotinetes da Lime no seu caminho? Saiba como resolver o problema

Como usar?

Para usar basta instalar a app (disponível em iOS e Android), fazer o registo, colocar dados do cartão de crédito, validar o e-mail do registo (tenha atenção já que é frequente ir para a caixa de Spam) e, ao escolher a trotinete mais próxima, ler o código QR e está pronto para seguir viagem.

Já experimentámos, brevemente, o serviço e há uma vantagem à partida relativamente à Lime que pode agradar a alguns consumidores. Além de oferecer os primeiros 15 minutos de utilização, a Hive cobra por cada viagem e não obriga a carregar em pacotes mínimos de 10 euros, como acontece com a Lime. A velocidade máxima das trotinetes é de 24 km/h.

A Hive usa os mesmos 90 hotspots criados pela câmara de Lisboa para se deixar todas as manhãs as trotinetes carregadas que a Lime já usa. O CEO da Mytaxi admitiu-nos que a ideia para por tentar que o município os aumente em breve, com a chegada de novos operadores à cidade. Nesse aspeto, o vereador da mobilidade do executivo lisboeta, Miguel Gaspar, disse à Insider / Dinheiro Vivo que existem mais dois operadores muito perto de assinar o memorando de entendimento (os requisitos que o município quer que todos cumpram), que lhes dará acesso a ter o serviço ativo. No entanto, com interesse em entrar em Lisboa são já 13 os operadores. “Não acreditamos que venham todos”, disse-nos Miguel Gaspar.

Recolha feita por 20 pessoas

Ao contrário da Lime, a Hive não tem uma comunidade de pessoas que ganham dinheiro para ir recolher, carregar e colocar nos chamados hotspots. “Temos uma equipa de cerca de 20 pessoas (12 são fixas) para recolher todas as noites as trotinetes, carregarem, tratarem da manutenção e colocaram cedo de manhã nos hotspots nos dias seguintes”, disse-nos Tiago Ibrahim, o brasileiro responsável pela operação da Hive em Lisboa.

Leia também: É oficial: trotinetes elétricas da Lime chegam a Lisboa

Na conferência de imprensa de lançamento do novo serviço, Eckart Diepenhorst, CEO da Mytaxi, explicou a escolha de Lisboa e a aposta no novo serviço: “Para nós, Lisboa é o lugar perfeito em toda a Europa para começar o nosso projeto piloto. Estas trotinetes podem ser uma mais-valia muito ecológica e sustentável ao mix de mobilidade e são divertidas de conduzir”. Daí que o responsável veja o que chama de E-Scooters do complemento perfeito para o seu negócio de táxis já existente, “uma vez que podem ser utilizadas ​​principalmente para passeios curtos de cerca de um a dois quilómetros” e “podem ser bem mais rápidas que os carros”. A ideia é integrar em breve o serviço das trotinetes na app Mytaxi.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Fiadores tendem a ser idosos

Pensões sobem em janeiro entre 0,8% e 1,5%, com mínimo de 6 euros

Fotografia: Miguel Pereira/Global Imagens

Valor máximo do subsídio de desemprego sobe 16 euros em 2019

José Neves, CEO da Farfetch. Fotografia:  REUTERS/Toby Melville

Farfetch compra empresa de calçado desportivo por 250 milhões

Outros conteúdos GMG
Conteúdo TUI
Hive. Novo serviço da Mytaxi traz 400 trotinetes partilhadas para Lisboa