Transformação digital

AICEP lança novo portal com recurso a inteligência artificial

Luís Castro Henriques, presidente da AICEP. Fotografia: DR
Luís Castro Henriques, presidente da AICEP. Fotografia: DR

Depois do portal Portugal Exporta, a agência portuguesa de apoio à exportação ainda pretende lançar mais uma série de ferramentas digitais.

A AICEP está pronta para dar o salto para o futuro. A Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal lança esta segunda-feira o portal Portugal Exporta, o primeiro pilar do processo de transformação digital do organismo, apresentado há cerca de ano e meio. “Com esta nova plataforma, damos um salto qualitativo nos produtos que apresentamos aos nossos clientes”, indicou Luís Castro Henriques, presidente da AICEP, numa reunião com jornalistas. “Portugal precisa de exportar mais e temos de trazer mais empresas para a agência”, justificou. Atualmente existem cerca de 44 mil empresas portuguesas a exportar, sendo que apenas 15 mil são clientes da AICEP. Um número que Luís Castro Henriques espera que aumente com este processo de transformação digital que a agência está a atravessar.

No novo portal Portugal Exporta, a AICEP apresenta dados aprofundados sobre exportações, mercados e setores, que serão customizados à necessidade de cada empresa registada, através do recurso a Inteligência Artificial. A plataforma foi construída tendo em conta as necessidades dos clientes e em estreita colaboração com as associações empresariais. Terá uma parte pública e outra que necessitará de registo sendo que essa, para já, só estará disponível ao setor do calçado. “Esperamos alargar a todos os setores até ao final do ano, mas temos de fazer setor a setor, para garantir que a primeira introdução de cada setor é o mais detalhada possível”, explicou Luís Castro Henriques. Os têxteis serão o setor seguinte a ser introduzido no portal.

O novo portal da AICEP Portugal Exporta

O novo portal da AICEP Portugal Exporta

Um milhão de euros da AICEP mais dois milhões do SAMA

Após o lançamento do Portugal Exporta, a AICEP continuará com o seu processo de digitalização, prevendo para julho a apresentação de um acelerador da internacionalização online, dirigido ao e-commerce. Depois em novembro será lançada uma ferramenta de Business Match Making, popularizado na agência como o Tinder das empresas. Em janeiro de 2020, prevê-se o lançamento de um portal dedicado ao investimento.

No total, o processo de transformação digital representa um investimento de três milhões de euros, sendo que um milhão saiu dos bolsos da AICEP e os restantes dois milhões foram financiados pelo SAMA, o sistema de apoios à modernização administrativa. “Todas as candidaturas que apresentámos foram aprovadas”, afirmou Luís Castro Henriques, que adiantou que o processo obrigou também a uma mudança nos perfis dos recursos humanos da agência.

O lançamento do Portugal Exporta está a ser feito em Aveiro, esta segunda-feira de manhã, num evento que conta com a presença do Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.

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