banca

Governo admite injeção única de 1,4 mil milhões no Novo Banco

Foto: D.R.
Foto: D.R.

A injeção única de 1,4 mil milhões permitirá uma poupança importante de cerca de 600 milhões de euros.

O Governo admite injetar 1,4 milhões de euros no Novo Banco, acelerando assim saneamento completo da instituição que nasceu da resolução do antigo Banco Espírito Santo (BES). A solução está a ser estudada com o maior acionista do Novo Banco, o Lone Star, avança o jornal Público. Governo nega que esteja a estudar injeção de capital no Novo Banco.

O Orçamento do Estado para 2020 prevê que o Novo Banco necessite de uma injeção de 600 milhões de euros este ano, a operação a ser realizada através do Fundo de Resolução. O montante do empréstimo ao Fundo de Resolução tem o limite de 850 milhões de euros.

Apesar do montante de 1.400 milhões de euros que está a ser estudado para uma injeção única ultrapassar o valor autorizado, a operação permitirá fechar o valor total da recapitalização do Novo Banco abaixo do valor máximo definido aquando da venda da instituição.

O Lone Star, que comprou 75% do Novo Banco em 2017, acordou que, no âmbito de um mecanismo de capitalização contingente, o Fundo de Resolução poderia ser chamado a injetar um máximo de 3,89 mil milhões de euros, ao longo de um período de oito anos e num máximo de 850 milhões de euros por ano, para recapitalizar o Novo Banco.

O Fundo de Resolução já injetou 1,942 mil milhões de euros no capital do Novo Banco, o que significa que o banco ainda poderia receber mais de 1,9 milhões. A injeção única de 1,4 mil milhões permitirá uma poupança importante de cerca de 600 milhões de euros.

(Artigo atualizado às 11h37 com o esclarecimento do Governo)

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
2. Os telemóveis desvalorizam até 78% do investimento num ano

Burlas com SMS custam um milhão por ano aos consumidores

Ana Jacinto, secretária-geral da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) antes de uma entrevista, esta manhã nos estúdios TSF.
(Reinaldo Rodrigues/Global Imagens)

Ana Jacinto. Hotelaria e restauração precisam de mais de 40 mil trabalhadores

Austin, EUA

Conheça o ranking das cidades mais desejadas pelos millennials em 2020

Governo admite injeção única de 1,4 mil milhões no Novo Banco