Valorização do Património

3,5 milhões para converter Fortaleza de Peniche em museu

Forte de Peniche
Forte de Peniche

Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira um plano de recuperação da Fortaleza de Peniche. Será um museu de resistência à ditadura.

O governo decidiu avançar com um programa de recuperação da Fortaleza de Peniche. A antiga prisão do tempo da Ditadura será convertida em Museu depois de um plano de valorização e intervenção que será realizado em parceria com o Governo central e local.

A equipa de António Costa estima que o projeto exija um investimento de 3,5 milhões de euros que o ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, admite levantar no âmbito do Portugal 2020.

“Ainda hoje vamos abrir os avisos de candidatura”, adiantou o governante no brefing que marcou o final da reunião de Conselho de Ministros, que esta semana se desenrolou em Peniche.

Este valor será investido ao longo dos próximos dois anos, período durante o qual a obra se irá desenrolar. Para já, vai ser desenhado um projeto pela Direção Geral do Património Cultural que envolve a reconversão dos três edifícios prisionais (blocos A, B e C), fortaleza, baluarte, cisterna e portos, detalhou o ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes.

Não é só. Para além desta requalificação a cargo do Executivo, o governo admite que a Fortaleza possa vir a ter também “outras valências”, para a qual “contamos com a iniciativa local”.

A Fortaleza de Peniche chegou a estar inserida nos 30 edifícios do Programa Revive, que abre património cultural ao serviço do Turismo – hotéis e não só. Mas acabaria por cair depois de um protesto do PCP.

Questionada sobre a mudança de planos, Maria Manuel Leitão Marques afirmou apenas que “este projeto insere-se na recuperação do património e na vontade política de fazer um museu nacional de resistência”.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Biedronka assegura 68% das vendas; Pingo Doce 24%

Jerónimo Martins vai impugnar coima de 24 milhões na Polónia

Parque Eólico

EDP Renováveis vende sete parques eólicos à Finerge em Espanha

Luís Máximo dos Santos é presidente do Fundo de Resolução.

Fundo de Resolução diz que comprador da GNB tinha a proposta “mais atrativa”

3,5 milhões para converter Fortaleza de Peniche em museu