Hotelaria

Podem nascer mais 40 hotéis em Portugal

No primeiro semestre, entraram em processo de licenciamento 40 novos projetos de hotéis em Portugal. Em três anos, surgiram mais de 200 hotéis.

Os hotéis continuam a ser um segmento no qual os investidores continuam a apostar. No primeiro semestre deste ano, e de acordo com os dados da Confidencial Imobiliário, entraram em processo de licenciamento 40 novos projetos de hotéis em Portugal continental.

“Com os projetos registados no 1º semestre de 2018, a carteira de hotéis em pipeline contabilizados desde 2015 eleva-se para 204 unidades. O pipeline de hotéis tem vindo a crescer a um ritmo forte nos últimos anos, com o número de projetos em carteira a subir 60% em 2017 (para 80 unidades), após o crescimento de 47% registado em 2016 (de 34 projetos em 2015 para 50 no ano seguinte)”, nota a empresa especialista em análise de mercado em comunicado.

Os projetos para hotéis lançados nos primeiros seis meses deste ano estão localizados em 23 concelhos do país, o que comprova, de acordo com a Confidencial Imobiliário, a tendência de diversificação geográfica da oferta que já vinha a ser sentida nos últimos anos. “Os concelhos de Lisboa e Porto mantêm-se como os destinos de investimento mais consolidados, com a cidade a Norte a acolher 11 dos novos hotéis que foram submetidos a licenciamento e a capital 6 projetos. O Algarve recebe dois projetos, nomeadamente em Faro e Aljezur”.

Olhando para a dimensão dos projetos em 2018, Gaia tem o projeto maior para um hotel – mais de 15 mil metros quadrados, “com as restantes unidades contabilizadas a apresentarem todas áreas abaixo dos 10 mil metros quadrados e a maioria (mais de 52%) a ter menos de dois mil metros quadrados”.

Já no final de setembro, o Dinheiro Vivo tinha noticiado que, e de acordo com os dados da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), durante os primeiros seis meses foram inaugurados 10 hotéis, quatro dos quais em Lisboa e um no Porto. Um valor que fica bastante abaixo do previsto no arranque do ano – na altura previa-se a abertura de 61 unidades.

Para o próximo ano, as estimativas da consultora imobiliária Worx indicam que vão abrir em Portugal mais 44 novos hotéis. Lisboa, Centro, Porto e região Norte vão ser a casa destas novas unidades hoteleiras. “Com base no valor estimado de investimento revelado por parte de alguns investidores, o valor médio por quarto destas novas unidades situar-se-á entre os 150 mil e os 200 mil euros por unidade de alojamento. Tendo em consideração o número de aberturas previstas, estaremos a falar de valores que deverão estar entre os 800 e os 1000 milhões de euros de investimento”, revelou ao Dinheiro Vivo (DV), fonte oficial da consultora, naquela altura.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Lisboa, 16/07/2019 - Decorreu hoje parte de uma reportagem sobre, empregos criados pelas empresas de partilha de veículos em Portugal..
Acompanhamos a recolha, carregamento e reparação das trotinetes partilhadas da Circ.

(Orlando Almeida / Global Imagens)

Partilha de veículos dá emprego a mais de 500 pessoas

Lisboa, 16/07/2019 - Decorreu hoje parte de uma reportagem sobre, empregos criados pelas empresas de partilha de veículos em Portugal..
Acompanhamos a recolha, carregamento e reparação das trotinetes partilhadas da Circ.

(Orlando Almeida / Global Imagens)

Partilha de veículos dá emprego a mais de 500 pessoas

António Mexia, CEO da EDP. Fotografia: REUTERS/Pedro Nunes

Saída de clientes da EDP já supera as entradas

Outros conteúdos GMG
Podem nascer mais 40 hotéis em Portugal