Têxteis técnicos

Olbo & Mehler aposta no mercado americano

Alberto Tavares, presidente executivo da Olbo & Mehler
Alberto Tavares, presidente executivo da Olbo & Mehler

Empresa de Vila Nova de Famalicão marca presença na Techtextil North America

A Olbo & Mehler vai estar presente na Techtextil North America, a feira dos têxteis técnicos que decorre em Atlanta, nos EUA, entre 3 a 5 de maio. A participação no certame insere-se na estratégia de crescimento da empresa no mercado norte-americano, sendo que a Olbo & Mehler se irá focar nos segmentos automóvel, industrial e construção.

Na feira, a Olbo & Mehler vai apresentar alguns dos seus produtos mais populares como tecidos para as correias de distribuição; tecidos para corrimões de escada rolante; e um produto que patenteou e que é fabricado através de basalto tratado e usado em situações que requerem resistência ao calor e fogo. A técnica de produção de têxtil utilizando basalto valeu à empresa, em 2015, o prémio Inova Textil na categoria Tecidos.

“A nossa estratégia está centrada em dois pilares: inovação e melhoria contínua. Acreditamos que a combinação destes dois fatores nos dá uma vantagem competitiva no mercado. Como resultado desta estratégia conseguimos melhor de forma significativa os nossos indicadores financeiros em 2015, nomeadamente através do aumento do EBITDA em 14 pontos percentuais, da redução da divida e redução do working capital”, sublinha Alberto Tavares, CEO da Olbo & Mehler.

Em 2014, a Olbo & Mehler registou um volume de negócio de 42 milhões de euros. Nos últimos três anos, as vendas cresceram 50% – eram de 28 milhões em 2012 – e contratou mais de cem colaboradores.

A empresa exporta 100% da sua produção, sendo a Europa o seu principal mercado (70%) e a Alemanha o principal destino (25%). Os EUA (15%), a Ásia (5%), a Austrália (5%), a América do Sul (3%) e África (2%) são os restantes destinatários dos produtos empresa.

A Olbo & Mehler encontra-se entre as líderes mundiais no fabrico de têxteis técnicos para aplicação na indústria automóvel, farmacêutica, mineira e na área da segurança e defesa. A empresa tem origem na Alemanha em 1930, mas em 2014 concentrou a sua unidade fabril em Vila Nova de Famalicão, onde são concebidos os produtos inovadores que têm como destino único a exportação.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Lisboa, Portugal 2

Endividamento das famílias atinge máximo de três anos

Mário Centeno e Pierre Moscovici. Fotografia: EPA/ARIS OIKONOMOU

Bruxelas com reservas sobre esboço pede plano atualizado

(Carlos Santos/Global Imagens)

TDT. Anacom arranca com call center em novembro para teste piloto

Outros conteúdos GMG
Olbo & Mehler aposta no mercado americano