Telecomunicações

5G. Vodafone une Portugal e Espanha na primeira ligação mundial em roaming

_DSC6780

Operadoras realizaram a primeira ligação em roaming em 5G no mundo. O e-gamer Ricardo 'Fox' Pacheco testou a ligação numa carrinha em andamento.

Minho e Galiza foram unidos esta quarta-feira pela primeira ligação mundial de roaming em 5G e em mobilidade, num percurso entre Valença e Tui.

“Portugal pode contar connosco para os desafios do 5G”, afiança Mário Vaz, CEO da Vodafone Portugal.

Galiza foi a escolhida para a realização da ligação em roaming por ser uma das regiões onde a Vodafone Espanha vai ter duas cidades 5G, das cerca de uma dezena previstas a ter lançamento comercial. “Vamos ter 5G Vodafone este verão”, adianta António Coimbra, CEO da Vodafone Espanha. “Corunha e Vigo serão cidades 5G este verão”, revelou o gestor português que desde 2012 lidera a Vodafone em Espanha, elevando para oito as cidades espanholas, de um total de 50 a nível europeu, onde o grupo vai lançar o 5G até ao final do ano.

Jogos para testar 5G

Para concretizar o “momento histórico”, como o classificou António Coimbra, as duas operadoras cobriram um percurso com cerca de sete quilómetros entre Valença e Tui, com oito antenas 5G Ericsson. O desafio era manter, sem quebras de ligação, um jogo de sobrevivência ao longo do percurso. E, para isso, recorreram ao campeão ibérico de e-gaming, o português Ricardo ‘Fox’ Pacheco, que enfrentou um outro jogador. O jogo foi feito dentro de uma carrinha, com uma ligação wi-fi em 5G, em andamento.

O momento mais complexo do ponto de vista técnico foi efetivamente o da travessia da fronteira. Resultado? A ligação manteve-se sem falhas. Já Ricardo ‘Fox’ Pacheco perdeu a vida. E o jogo começou de novo.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho. ANTÓNIO PEDRO SANTOS/LUSA

1400 empresas já pediram para aderir ao novo lay-off, apoios só a 28 de abril

Antonoaldo Neves, presidente executivo da TAP. Fotografia: Adelino Meireles/Global Imagens

TAP também vai avançar com pedido de layoff

Veículos da GNR durante uma operação stop de sensibilização para o cumprimento do dever geral de isolamento, na Autoestrada A1 nas portagens dos Carvalhos/Grijó no sentido Sul/Norte, Vila Nova de Gaia, 29 de março de 2020. MANUEL FERNANDO ARAÚJO/LUSA

Mais de 80 detidos e 1565 estabelecimentos fechados

5G. Vodafone une Portugal e Espanha na primeira ligação mundial em roaming