Tecnologia

9 funcionalidades ‘secretas’ do Google Maps que fazem toda a diferença

Google Maps

Saiba por que razão o Google Maps é uma ferramenta indispensável nos smartphones de milhões de utilizadores.

Para muitas pessoas já é difícil imaginar a rotina do dia-a-dia sem a ajuda do Google Maps. Seja para saber o estado do trânsito, a rota mais rápida para chegar à reunião ou quanto tempo é preciso esperar até ao próximo comboio, este serviço tem um lugar ‘reservado’ em muitos smartphones.

Mas o Google Maps consegue ser muito mais do que aquilo que se vê à primeira vista, como lembra a publicação Business Insider. Algumas das ferramentas mais interessantes deste serviço da Google nem sempre são apresentados de forma direta aos utilizadores, o que pode dificultar a sua ‘descoberta’.

Aqui vai encontrar nove funcionalidades menos conhecidas do Google Maps, mas que podem acabar por lhe salvar o dia em situações muito distintas – seja numa viagem ao estrangeiro ou na simples comuta para o trabalho.

Escolher o tempo de partida

Ver o tempo que demora de ir à Rua A à Rua B é muito diferente se o fizer às dez da noite ou às dez da manhã, sobretudo se viver numa cidade movimentada.

A solução é definir também uma hora de partida ou de chegada para poder ter a simulação mais real possível. Para isso basta carregar nos três pontos que surgem na parte superior direita do ecrã assim que já tem o percurso desejado traçado.

Marque os seus locais preferidos

Gosta muito de um restaurante e gostava de ter a morada sempre à mão, para não precisar de pesquisá-la primeiro? O Google Maps tem uma opção chamada ‘Os seus locais’ e que é acedida através do menu da aplicação, na parte superior esquerda.

Leia também | Google Maps já lhe mostra os radares de velocidade

Aí basta navegar até ao separador ‘Guardados’, escolher os locais favoritos e das duas uma: adicionar um novo local preferido ou escolher um que já faz parte da lista.

Viagens mais rápidas

A Google criou há pouco tempo um novo separador chamado ‘viagens regulares’ – o ícone do meio na parte inferior da aplicação. Ao carregar neste botão, o Google vai imediatamente traçar a rota mais rápida e prática para um caminho que faz com frequência. É uma ajuda valiosa sobre na comuta casa-trabalho-casa.

Usar mapas offline

Esta dica é sobretudo valiosa em viagens ao estrangeiro onde o roaming ainda é pago. Acedendo às definições da aplicação, na parte esquerda superior, escolha depois a opção ‘mapas offline’. Por fim só precisa de escolher a área que vai querer explorar para poder aceder à informação das ruas sem necessitar de internet.

Fazer um curso com várias paragens

Precisa de ir da Rua A à Rua B, mas pelo meio passar pelo sítio X, Y e Z? Depois de já ter escolhido a rota principal, selecione os três pontos na parte superior direita do ecrã e escolha a opção ‘Adicionar paragem’. Quando o fizer, vai surgir um novo campo de pesquisa e basta digitar o local desejado.

Ver preços da Uber, Kapten, MyTaxi e Cabify

Quando seleciona um trajeto, tem à sua escolha a hipótese de fazer o caminho de carro, transportes públicos, a pé ou com as novas plataformas de mobilidade.

Veja também | 40 aplicações que tem mesmo de instalar no seu smartphone

Neste separador, identificado com um boneco de braço levantado, vai encontrar os preços mínimos e máximos que cada operador vai cobrar por aquela viagem. É uma boa opção para comparar preços sem ser necessário abrir diferentes aplicações.

Partilhar localização de forma rápida

‘Onde é que estás?’. É uma das mensagens mais comuns entre amigos, sobretudo para aqueles que não cumprem os horários nos pontos de encontro. Uma forma fácil de responder é partilhar diretamente a sua localização através do Google Maps.

Carregando, mais uma vez, nos três pontos na parte superior direita da aplicação assim que tiver um caminho definido, existe lá uma opção chamada ‘partilhar localização’. A aplicação vai pedir para aceder à lista de contactos e a partir daí só precisa de dizer durante quanto tempo quer partilhar a localização em tempo real e com quem.

Saber quando um restaurante está cheio

Quer ir jantar ao seu restaurante preferido a uma quarta-feira às 21:30h e não sabe se vai estar muito cheio? O Google Maps responde a esta questão. Pesquisa pelo restaurante e arraste para cima o cartão de informações que vai surgir na parte inferior. Uma das opções é ‘horas populares’ e mostra-lhe o fluxo de pessoas por hora e dia da semana desse restaurante.

Saber as coordenadas de um local

Imaginando que está a dar uma caminhada pela floresta e que essa é uma zona onde não existem ‘rotas oficiais’ reconhecidas pelo Google Maps. Uma forma de mostrar exatamente onde está é ficar a pressionar no ecrã do smartphone durante dois segundos até que o famoso pin vermelho da aplicação apareça.

Esta funcionalidade também dá jeito noutras situações, como saber as coordenadas de um determinado local ou descobrir o número de porta de uma casa específica numa rua que é grande.

Veja mais sobre tecnologia em insider.dn.pt

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Assembleia da República. Fotografia: António Cotrim/Lusa

Gestores elegem medidas para o novo governo

Entrevista DV/TSF com secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho.
Fotografia: PAULO SPRANGER/Global Imagens)

Ana M. Godinho: “É preciso um compromisso de valorização e subida de salários”

TVI

Cofina avança com OPA sobre 100% da Media Capital por 255 milhões

Outros conteúdos GMG
9 funcionalidades ‘secretas’ do Google Maps que fazem toda a diferença