A liderança nos pacotes é da Meo. Preços das telecom subiram 4,9%

Há três milhões de portugueses que subscrevem pacotes de telecomunicações, mais 2,6% do que no trimestre anterior e 12% do que em relação aos primeiros três meses do ano passado.

As receitas dos serviços em pacote atingiram cerca de 360 milhões de euros até março, mais cerca de 34% do que há um ano. Em média, um agregado familiar gasta num pacote 52,15 euros (com IVA), mais 4,9% do que nos primeiros três meses do ano passado, de acordo com o Barómetro de Telecomunicações da Marktest.

O aumento do valor pago por pacote não representa necessariamente um aumento de preços dos pacotes, parte da subida da faturação mensal das famílias pode ser explicada pela mudança para um pacote de serviços superior, de um 2P para 3P, por exemplo.

Cerca de 74 em 100 famílias clássicas dispunham de um pacote multiple play no final do 1º trimestre, informa a Anacom, fruto da aposta que os operadores têm feito na criação de ofertas integradas de serviços de telecomunicações, visando uma maior fidelização dos clientes. Segundo o Barómetro das Telecomunicações da Marktest, 64,5% dos clientes de pacotes de serviços não têm intenção de mudar de operador.

A Meo lidera tanto ao nível de número de subscritores (43,7%), como de receitas (46,7%). Segue-se a NOS com uma quota de 38,5% ao nível de clientes e de 37,1% em termos de receitas, a Vodafone surge na terceira posição com uma quota de 10,9% e 9,8% a nível de clientes e receitas, respetivamente.

O grupo Altice - Cabovisão e Oni - ocupam a quarta posição, tanto em termos de clientes (6,9%), como receitas (6,3%).

A NOS lidera nas modalidades double play (2P), triple play (3P) e quadruple play (4P), enquanto a Meo no quintuple play (5P), com a oferta M5O. A oferta 5P já representa 35,7% do mercado e é, segundo os dados da Anacom, a que tem mais crescido nos últimos trimestres.

"Os pacotes triple/quadruple/quintuple play representam 82,9% do total das ofertas em pacote. A modalidade mais utilizada é o 3 Play (44,4%), seguindo-se o 5 Play (35,7%)", informa a Anacom.

Recomendadas

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de