plantação de chá

A mais antiga plantação de chá da Europa está nos Açores

ng3991012

A mais antiga plantação de chá da Europa está no Açores. A Fábrica de Chá Gorreana está na mesma família há cinco gerações (existe desde 1883) e foi salva pelas demonstrações científicas que o chá é benéfico para a saúde. Esteve para fechar, em 1975, mas, desde então, não parou de crescer em produção, área de cultivo e clientes, até mesmo na exportação.

Atualmente conta com 42 hectares plantados e produz, em média, 40 toneladas de chá por ano. Do seu volume de negócios, que ronda os 500 mil euros, cerca de 20% advém da exportação, essencialmente para a Alemanha e França e para os mercados da saudade, como EUA e Canadá. Além da venda online. Tem 40 funcionários.

Margarida Hintze, que agora está à frente do negócio da família, lembra que “logo a seguir ao 25 de abril a fábrica esteve para fechar. Foi a altura das vacas, toda a área era para pastagem, era esse o interesse. Mas, lá fomos aguentando”. Entretanto, recorda, “a ciência veio dar uma ajuda, ao confirmar que o chá faz bem à saúde e as pessoas voltaram-se outra vez para esta bebida, especialmente para o chá verde, mais do que o preto”.

A fábrica Gorreana também se adaptou aos tempos, e além do chá ortodoxo, “em folhinhas”, vende também o seu produto em saquetas, “porque as pessoas já não têm muito tempo e preferem assim, é mais rápido”. Além disso, acrescenta Margarida Hintze, “em tempos compramos uma outra fábrica de chá, também dos Açores, a Canto, que ia fechar as portas, e produzimos também os chás Canto, uma deles como produto nacional que é chá verde com jasmim, e um outro que não pode ter o símbolo nacional, porque é uma mistura com bergamota, uma planta que importamos da Índia”.

A volta à crise foi dada também através do turismo. “Estamos abertos durante todo o ano, criamos a Casa do Chá, onde os turistas podem experimentar, de forma gratuita, os nossos chás e além disso temos um trilho, que podem percorrer pela plantação, para conhecerem a origem da bebida que apreciam”, diz a empresária, sublinhando que dessa experiência “ganhamos muitos clientes, que compram aqui, e depois no regresso a casa fazem as suas encomendas por email, para os mais variados países”.

A Fábrica de Chá Gorreana foi criada em 1883 por Hermelinda Pacheco Gago da Câmara, está localizada na Gorreana, freguesia da Maia, ilha de São Miguel, Açores. A pensar no futuro, a empresa está a desenvolver o ice tea, cujo lançamento estava previsto para este ano.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje

Página inicial

BCP

BCP propõe distribuir 30 milhões em dividendos

Miguel Maya, CEO do Millennium Bcp.
(Leonardo Negrão / Global Imagens)

Lucro do BCP sobe mais de 60% para 300 milhões em 2018

Outros conteúdos GMG
Conteúdo TUI
A mais antiga plantação de chá da Europa está nos Açores