Bebidas

A nova vida das cervejas Topázio e Onyx

Fotografia: direitos reservados
Fotografia: direitos reservados

As duas marcas que nasceram em Coimbra voltam agora a ser produzidas "com a água de Coimbra e mantendo as suas receitas originais".

As produtoras portuguesas de cervejas artesanais Hoppy House Brewing e Praxis anunciaram hoje o “renascimento” das cervejas Topázio e Onyx, duas marcas que nasceram em Coimbra e que voltam agora a ser produzidas “com a água de Coimbra e mantendo as suas receitas originais”, pode ler-se em comunicado.

As marcas tinham sido descontinuadas por decisão da Sociedade Central de Cervejas, que detém a Hoppy House Brewing. A empresa que comercializa a Sagres reforça, assim, a sua presença no setor das cervejas artesanais, no qual já está presente com a marca Bohemia. A distribuição destas marcas será nacional, em hotéis, restaurantes e cafés e na grande distribuição. O foco prioritário é a região de Coimbra.

As cervejas vão ser comercializadas em caixas de 12 unidades, em garrafas de 33 cl, para manter “o formato emblemático dos anos 1980” e em barril de 20 litros. A sua imagem foi inspirada nos antigos rótulos, de forma a manter “o estilo e as referências à cidade de Coimbra”.

“Estamos certos que o renascer da Topázio e da Onyx, agora como cervejas artesanais, irá agradar a todos os apreciadores de cerveja e, principalmente, aos que cresceram e viveram em Coimbra. Esta parceria teve como principal preocupação a manutenção da qualidade e do sabor reconhecidos por todos”, afirmou Jaime Freitas, diretor da Hoppy House Brewing, em comunicado enviado à imprensa.

Pedro Baptista, da Praxis, considera que a parceria “tem um grande simbolismo”, por aliar a defesa do “património, dos hábitos e dos costumes alimentares” de Coimbra à “dimensão económica do projeto” e à devolução à cidade de “duas marcas icónicas, credoras de grande afetividade na região e no país”.

A Topázio é uma cerveja do estilo pilsner, com 5,6% de teor alcoólico, de cor dourada clara, e é produzida com 100% malte cevada. A Onyx é uma dark lager com 4,5% de teor alcoólico, de cor castanho muito escuro e aroma a malte torrado.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Alberto Souto de Miranda
(Gerardo Santos / Global Imagens)

Governo. “Participar no capital” dos CTT é via “em aberto”

Congresso APDC

“Temos um responsável da regulação que não regula”

Congresso APDC

Governo. Banda larga deve fazer parte do serviço universal

Outros conteúdos GMG
A nova vida das cervejas Topázio e Onyx