Tecnologia

Carros do futuro vão ter tecnologia Samsung (e não Apple)

Car Play anunciado pela Apple há três anos só irá integrar alguns modelos de automóveis a produzir em 2017.
Car Play anunciado pela Apple há três anos só irá integrar alguns modelos de automóveis a produzir em 2017.

A Samsung investiu 8 mil milhões de dólares (7,4 mil milhões de euros) na Harman International para entrar na indústria automóvel.

Após o duro embate causado pelos problemas no Galaxy Note 7, a Samsung está a reposicionar-se para fazer parte da tecnologia de futuro na indústria automóvel. Esta manhã, anunciou ter investido 8 mil milhões de dólares (7,4 mil milhões de euros) na Harman International, uma empresa de tecnologia ligada aos veículos inteligentes.

A indústria automóvel tem evoluído lentamente. Enquanto os smartphones deram um salto evolutivo para nos darem informações sobre tudo o que quisermos, o tablier dos automóveis pouco tem mudado. Mas a indústria prepara-se para apanhar a evolução e as grandes tecnológicas, como a Apple e a Samsung, querem entrar no negócio.

A Apple lançou um interface denominado Car Play, há três anos, que permite visualizar o ecrã do iPhone no tablier do carro. Em teoria, porque os fabricantes de automóveis planeiam os modelos a produzir com enorme antecedência, portanto os primeiros automóveis que integrarão o Car Play estão na lista de equipamentos para os modelos de 2017.

A Samsung poderá, com a aquisição da Harman International, acabar por ultrapassar a Apple, visto que aquela tecnológica já está no ecossistema dos automóveis. Além de produzir sistemas telemáticos, ou seja, uma espécie de central de comunicação que partilha informação sobre as operações do automóvel com o mundo exterior, como serviços de emergência ou sistemas de monitorização de tráfego, a Harman tem o seu sistema de veículos interligados instalado em 30 milhões de veículos. O objetivo da Samsung será integrar esses sistemas com os telemóveis Galaxy, permitindo que os dados entre veículo e smartphone circule em ambas as direções.

A concorrente Apple poderá ficar, de facto, a ver passar os carros. Além do Car Play, os únicos rumores relativos à indústria automóvel dizem respeito a um interesse na McLaren, mas sem desenvolvimento. E os planos para um Apple Car terão ficado já pelo caminho.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
O primeiro-ministro, António Costa (E), conversa com o ministro de Estado e das Finanças, Mário Centeno (D), durante o debate parlamentar de discussão na generalidade do Orçamento do Estado para 2020 (OE2020), esta tarde na Assembleia da República, em Lisboa, 09 de janeiro de 2020. MIGUEL A. LOPES/LUSA

Subida do PIB em 2019 chega aos 2,2% com revisão nas exportações de serviços

Foto - Leonardo Negrao

Deco: seguros de saúde não cobrem coronavírus, seguros de vida sim

Foto: D.R.

Easyjet. Ligações de Portugal com Itália não serão afetadas, por enquanto

Carros do futuro vão ter tecnologia Samsung (e não Apple)