Futebol

AdC prepara intervenção nos contratos televisivos de futebol

Taça Portugal - Benfica vs Sporting

Presidente da Autoridade da Concorrência defendeu que os contratos de direitos desportivos são demasiado longos.

A Autoridade da Concorrência (AdC) está a preparar uma intervenção na duração dos contratos desportivos, revelou António Ferreira Gomes, presidente do regulador.

Em causa estão os contratos assinados entre a NOS e o MEO com o Benfica, Porto e Sporting, que têm a duração de 10 anos. A exceção é o contrato com o Benfica, que tem a duração de três anos, extensível até 10, assinado com a NOS, e que entra em vigor já na próxima época.

Agora, a AdC prepara-se para limitar a duração dos contratos e deverá mesmo ser aberto um processo.

“Estamos a preparar uma intervenção ao nível da duração dos contratos, que nos parecem ser excessivos”, afirmou aos deputados na audição da comissão de Economia, no Parlamento.

António Ferreira Gomes lembrou o memorando de entendimento que foi assinado entre a NOS e a Vodafone para o acesso aos conteúdos. A NOS também já fez saber que o Benfica se vai manter na BenficaTV.

“Sabemos que há um memorando de entendimento entre a NOS e a Vodafone sobre os conteúdos. Não sabemos como o resto do mercado vai reagir. A AdC não validou este memorando de entendimento embora entenda que se deve encontrar uma solução que permita que os conteúdos que são considerados essenciais possam estar disponíveis em todas as plataformas”, afirmou Ferreira Gomes.

A AdC tem acompanhado os desenvolvimentos na área e fez saber que estava a olhar para os contratos assinados há cerca de seis meses. Ferreira Gomes lembrou a investigação aberta pelo regulador quando a PT quis entrar na Sport TV, negócio que acabou por ser chumbado por questões de concorrência.

“A AdC tem manifestado alguma preocupação com a possibilidade de alguns operadores poderem vir a explorar os direitos de forma exclusiva”.

Aliás, o presidente da AdC deu a Sport TV como exemplo a ser tomado da visão que a AdC “tem sobre este mercado”, “numa situação semelhante” – os contratos da Sport TV estão limitados a três anos.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Ilustração: Vítor Higgs

Indústria têxtil em força na principal feira de Saúde na Alemanha

O Ministro das Finanças, João Leão. EPA/MANUEL DE ALMEIDA

Nova dívida da pandemia custa metade da média em 2019

spacex-lanca-com-sucesso-e-pela-primeira-vez-a-nave-crew-dragon-para-a-nasa

SpaceX lança 57 satélites para criar rede mundial de Internet de alta velocidade

AdC prepara intervenção nos contratos televisivos de futebol