Administração da CP de saída com investimento a travar

A administração de Carlos Nogueira tomou posse no verão do ano passado. O objetivo de reequipar a CP vem ainda de trás, da liderança de Manuel Queiró.

O conselho de administração da CP está a um passo da saída e o governo já está à procura de uma nova equipa, num momento em que se evidencia a falta de material circulante e de pessoal da manutenção. Houve redução de vários serviços nas linhas de Cascais, Sintra e Oeste, que a tutela diz corresponder a alterações sazonais, e também se tem registado a falta de cobrança de bilhetes a bordo em algumas situações.

O jornal Público adianta esta terça-feira que Carlos Nogueira, Sérgio Abrantes Machado e Ana Malhó, que assumiram a administração da CP no final de junho do ano passado vão deixar a administração do operador ferroviário. O Ministério do Planeamento e Infraestruturas estará já à procura de substitutos, adianta o diário. A informação não é no entanto confirmada pela empresa ou tutela.

Perante os cortes no serviço, o governo tem vindo a rejeitar que os serviços da CP estejam em situação de colapso. Há no entanto especialistas que defendem que sem investimento"é inevitável a CP desaparecer", num cenário de aumento de passageiros e que em 2020 incluirá também a liberalização do mercado.

A estratégia da administração que agora estará de partida assentava na compra de comboios novos: material de longo curso e também novas composições para o serviço regional para substituição da frota diesel. Um plano aliás já sustentado pela anterior administração, liderada por Manuel Queiró.

O Governo anunciou na semana passada que vai reforçar o aluguer de comboios diesel à congénere Renfe. Deverão ser introduzidos entre o final deste ano e o início de 2019 nas linhas do Oeste e do Algarve, segundo o ministro do Planeamento e das Infraestruturas. O ministro do Planeamento de Infraestruturas, Pedro Marques, também anunciou a contratação de 102 pessoas para as oficinas da EMEF.

Recomendadas

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de