cooperação

AEP promove contacto entre PME e compradores internacionais

Paulo Nunes de Almeida, presidente da AEP. Fotografia: D.R.
Paulo Nunes de Almeida, presidente da AEP. Fotografia: D.R.

A AEP desenvolveu um projeto que reunir mais de 50 empresas internacionais e portuguesas com o objetivo de incrementar as exportações

A AEP – Associação Empresarial de Portugal está a finalizar o projeto Global Contractors Channel (GCC), que reúne mais de 50 empresas nacionais e estrangeiras, e espera que os resultados sejam já visíveis em 2019, com o aumento das exportações portuguesas.

O GCC identificou um conjunto de PME de setores chave e agrupou-as em três canais de compra: Canal Contract (casa & decoração, construção, têxteis-lar e mobiliário), Canal Obras Públicas (arquitetura, construção, materiais de construção, engenharia e fiscalização) e Canal Retalho Alimentar (agroalimentar). Posteriormente, foi promovido o contacto entre as empresas de cada canal e os compradores.

Como sublinhou Paulo Nunes de Almeida, presidente da AEP, o projeto visou “sensibilizar as empresas para abordar o mercado de forma mais integrada e dentro de uma estratégia de cooperação”. As vantagens são muitas, nomeadamente competitivas, negociais e de atração de compradores.

O facto de se apresentarem agrupadas permitiu também que os compradores tivesse “uma realidade concreta da oferta”, frisou. Por exemplo, o Canal Obras Públicas apresentava uma oferta que não se limitava apenas à construção, mas integrando empresas de materiais, de engenharia e outras. Juntas, as empresas poderiam oferecer um projeto chave na mão.

Ao longo do ano e meio de duração do projeto, as empresas acederam a informação especializada, participaram em missões inversas e em workshops sobre processos de exportação. A AEP disponibilizou também uma ferramenta de autodiagnóstico para que as empresas pudessem avaliar o seu potencial de internacionalização e refletir antes de iniciar esse caminho.

Dentro do projeto GCC, realizaram-se três missões inversas de importadores, desenvolvidas também em cooperação com a ATP, a Portugal Foods, a AICCOPN e a AIDA.

Para encerrar o projeto desenvolvido pela área internacional da AEP, realizou-se hoje (22 de novembro) um fórum de benchmarking “Lessons Learned”. Para a associação, o GCC permitiu encontrar sinergias e fomentar a cooperação das empresas que exportam ou pretendem exportar para os três canais de compra.

 

 

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje

Página inicial

RODRIGO ANTUNES / LUSA

Governo reúne motoristas e patrões em nova maratona de “intransigências”

Posto de abastecimento de combustíveis REPA (Rede Estratégica de Postos de Abastecimento) no Porto (ESTELA SILVA/LUSA)

Revendedores de combustíveis esperam acordo “o mais brevemente possível”

Outros conteúdos GMG
AEP promove contacto entre PME e compradores internacionais