cooperação

AEP promove contacto entre PME e compradores internacionais

Paulo Nunes de Almeida, presidente da AEP. Fotografia: D.R.
Paulo Nunes de Almeida, presidente da AEP. Fotografia: D.R.

A AEP desenvolveu um projeto que reunir mais de 50 empresas internacionais e portuguesas com o objetivo de incrementar as exportações

A AEP – Associação Empresarial de Portugal está a finalizar o projeto Global Contractors Channel (GCC), que reúne mais de 50 empresas nacionais e estrangeiras, e espera que os resultados sejam já visíveis em 2019, com o aumento das exportações portuguesas.

O GCC identificou um conjunto de PME de setores chave e agrupou-as em três canais de compra: Canal Contract (casa & decoração, construção, têxteis-lar e mobiliário), Canal Obras Públicas (arquitetura, construção, materiais de construção, engenharia e fiscalização) e Canal Retalho Alimentar (agroalimentar). Posteriormente, foi promovido o contacto entre as empresas de cada canal e os compradores.

Como sublinhou Paulo Nunes de Almeida, presidente da AEP, o projeto visou “sensibilizar as empresas para abordar o mercado de forma mais integrada e dentro de uma estratégia de cooperação”. As vantagens são muitas, nomeadamente competitivas, negociais e de atração de compradores.

O facto de se apresentarem agrupadas permitiu também que os compradores tivesse “uma realidade concreta da oferta”, frisou. Por exemplo, o Canal Obras Públicas apresentava uma oferta que não se limitava apenas à construção, mas integrando empresas de materiais, de engenharia e outras. Juntas, as empresas poderiam oferecer um projeto chave na mão.

Ao longo do ano e meio de duração do projeto, as empresas acederam a informação especializada, participaram em missões inversas e em workshops sobre processos de exportação. A AEP disponibilizou também uma ferramenta de autodiagnóstico para que as empresas pudessem avaliar o seu potencial de internacionalização e refletir antes de iniciar esse caminho.

Dentro do projeto GCC, realizaram-se três missões inversas de importadores, desenvolvidas também em cooperação com a ATP, a Portugal Foods, a AICCOPN e a AIDA.

Para encerrar o projeto desenvolvido pela área internacional da AEP, realizou-se hoje (22 de novembro) um fórum de benchmarking “Lessons Learned”. Para a associação, o GCC permitiu encontrar sinergias e fomentar a cooperação das empresas que exportam ou pretendem exportar para os três canais de compra.

 

 

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
GSFJ2392

“A sustentabilidade dos media depende de todos nós”

Alexandre Fonseca - CEO da Altice Portugal

Fotografia: Gerardo Santos

Alexandre Fonseca sobre 5G: “Portugal hoje posiciona-se na cauda da Europa”

Sebastião Lancastre, Easypay

Easypay. “Para sermos relevantes para os clientes temos de ouvi-los”

Outros conteúdos GMG
AEP promove contacto entre PME e compradores internacionais