Impostos

Airbnb vai trocar dados de utilizadores com o fisco espanhol

REUTERS/Gabrielle Lurie/File Photo
REUTERS/Gabrielle Lurie/File Photo

O espanhol Cinco Días diz que ferramenta irá partilhar valores e cadastro dos alojamentos e é apresentada segunda-feira.

A plataforma de alojamento Airbnb vai avançar com uma nova ferramenta de uso obrigatório em Espanha através da qual passará a ceder às Finanças do país os valores de renda obtidos pelos utilizadores. A notícia é avançada esta quinta-feira pela publicação económica Cinco Días, com base em fontes do sector.

Contactada, a Airbnb não confirma nem desmente. “[…] Queremos ser bons parceiros das administrações tributárias e trabalhar juntos em soluções de senso-comum”, afirma a empresa que, em novembro, anunciou o seu primeiro acordo para transferir dados de clientes na Dinamarca. Fez o mesmo na Estónia há uma semana.

O Cinco Días diz que a nova ferramenta fará com que os utilizadores informem o fisco dos ganhos com alojamento através de um único botão. Será apresentada na próxima segunda-feira. Em Espanha, estima-se que a Airbnb tenha 140 mil senhorios.

Além dos valores dos alojamentos, será partilhada a identidade do proprietário, o cadastro da casa, o número de dias de arrendamento e a data de início de operação.

Até novembro, a empresa tinha recusado a transferência de dados de clientes às administrações fiscais, argumentando que era apenas intermediária de um processo de mercado entre oferta e procura, nota o jornal digital. Agora, fica selado um acordo que deverá agradar não apenas ao fisco espanhol como também aos concorrentes no alojamento convencional.

A Airbnb passará assim a cumprir as determinações legais espanholas para uma declaração trimestral das receitas obtidas via plataforma. Segundo a lei, tem até ao final de janeiro para recolher e apresentar os dados da atividade de todos os seus utilizadores registada no curso de 2018.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
O presidente do Conselho Geral e de Supervisão da ADSE, João Proença, durante a sua audição na Comissão de Saúde, na Assembleia da República, em Lisboa, 27 de fevereiro de 2019. MÁRIO CRUZ/LUSA

ADSE já enviou novas tabelas de preços aos privados para negociação

Mario Draghi, Presidente do Banco Central Europeu. REUTERS/Kai Pfaffenbach

BCE discutiu pacote de medidas para estimular economia na reunião de julho

Hotéis de Lisboa esgotaram

“Grandes” eventos impulsionaram aumento dos preços na hotelaria em junho

Outros conteúdos GMG
Airbnb vai trocar dados de utilizadores com o fisco espanhol