Imobiliário

Almada Forum começa o ano a crescer 10%

Foto: Nuno Pinto Fernandes/Global Imagens
Foto: Nuno Pinto Fernandes/Global Imagens

É o terceiro maior centro comercial de Portugal e o maior da margem sul. Tem 230 lojas e este ano já rbiu uma Primark e um Fitness Hut.

As vendas das lojas do Almada Forum estão de novo a crescer, depois de quatro anos de estagnação devido à crise e à quebra no consumo. O ano passado fecharam a subir 2% e, este ano, terminaram o primeiro semestre com um aumento de 10%, disse ao Dinheiro Vivo, o diretor daquele shopping, Carlos Costa, sem no entanto, revelar qual o valor exacto.

De acordo com o responsável, este é o resultado de dois fatores. Um deles é a retoma da economia e do consumo. “Após a acentuada crise no consumo sentida em todos os sectores do mercado dos centros comerciais, 2015 foi um ano de retoma. O consumidor começou a aumentar o valor gasto em compras e a retomar hábitos como fazer compras e ficar para almoçar ou jantar. Foi uma tendência sentida transversalmente e que o Almada Forum tem acompanhado”, explicou Carlos Costa, referindo-se à retoma do consumo interno.

Isto porque a maioria dos visitantes do centro são ainda “portugueses, entre os 25 e os 54 anos, tanto homens como mulheres e maioritariamente da zona sul, mas também de Lisboa”, disse ainda.

A outra razão – e aquela que teve mais impacto neste aumento das vendas – foi a renovação do mix de lojas que se verificou durante o ano passado e também no arranque de 2016. Não só com marcas novas mas também com remodelações.

Segundo Carlos Costa, o ano passado abriram a Clínica Lusíadas, a Remax e a Universo Sénior, ou seja, revelando uma “forte aposta” do shopping nos serviços. Abriram ainda a Samsung e a Pull & Bear, e a Seaside, a Mango e a H&M alargaram as suas áreas. Já este ano, foi a vez da Nos e da Vodafone renovarem as lojas e da chegada de três marcas de peso.

Uma delas foi a Primark, que abriu a 1 de abril no piso 0 e obrigou à relocalização da Ale-Hop, do Toys “R” Us (que subiu ao piso 2) e da Casa (passou para o piso 1).

“2015 foi um ano de grandes mudanças no que diz respeito a tenant mix. Para possibilitarmos a entrada da marca Primark no nosso centro comercial tivemos de modificar e relocalizar algumas das lojas que se encontravam na área que agora ocupa esta insígnia, uma vez que as mesmas quiseram continuar com a sua presença no Almada Forum”, explicou.

As outras marcas de peso foram os cinemas Nos em 4D e do ginásio Fitness Hut, que abriu a 16 de abril e fechou as novidades deste ano. Até porque o Almada Forum está “com uma ocupação de 99%”, ou seja, praticamente já não tem lojas para arrendar.

Contudo, disse Carlos Costa, “estamos com um mix comercial muito diversificado e pertinente para o consumidor, mas continuamos sempre atentos às necessidades dos nossos visitantes.

Será este novo portfolio de lojas, juntamente com as restantes que o centro já tinham e que já eram um sucesso, como a Fnac, o Toys “R” Us, o Jumbo ou a Mango que vai suportar o crescimento das vendas e das visitas, diz o diretor deste centro que desde 2015 pertence ao fundo norte-americano Blackstone,

“Estimamos que o número de visitantes possa crescer acima de 10% em 2016”, adiantou Carlos Costa.

 

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
5G_2

5G: Anacom arranca já com consulta. Leilão será em abril

5G_2

5G: Anacom arranca já com consulta. Leilão será em abril

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, conversa com o primeiro-ministro indigitado, António Costa, durante uma audiência para apresentação da lista de nomes propostos para secretários de Estado do XXII Governo Constitucional, no Palácio de Belém, em Lisboa, 21 de outubro de 2019. RODRIGO ANTUNES/LUSA

Primeira reunião do novo governo marcada para sábado a seguir à tomada de posse

Outros conteúdos GMG
Almada Forum começa o ano a crescer 10%