Telecomunicações

Altice. Snowden foi “especialmente atribulado em termos de cibersegurança”

Lisboa, 6/11/2019 -  Alexandre Fonseca CEO da Altice.
(Reinaldo Rodrigues/Global Imagens)
Lisboa, 6/11/2019 - Alexandre Fonseca CEO da Altice. (Reinaldo Rodrigues/Global Imagens)

Operadora antecipa que sejam batidos recordes de utilização de rede durante os quatro dias da Web Summit, que termina na quinta-feira

“Segunda-feira (abertura com Edward Snowden) foi um dia particularmente atribulado em termos de cibersegurança”, adiantou Alexandre Fonseca, CEO da Altice Portugal, na War Room na FIL a partir da qual controla toda a rede de comunicações da Web Summit. A operadora é, pelo quarto ano consecutivo, o parceiro tecnológico da feira de tecnologia, que decorre até quinta-feira no Parque das Nações.

“Não tivemos nenhum tipo de incidente”, garantiu Alexandre Fonseca, que fez uma ligação directa entre as tentativas de entrada na rede, com a presença de Edward Snowden, o antigo espião da NSA que foi o orador na cerimónia de abertura da WS. “A cibersegurança é um tema que temos claramente trabalhado”.

Três dezenas de pessoas, de um total de 160 pessoas na operadora dedicadas a WS, controlam a partir da ‘sala de guerra’ na FIL toda a infraestrutura de rede de wi-fi, fibra ótica e móvel, bem como a área de cibersegurança, um trabalho que estão envolvidos há cerca de quatro meses. “Trabalho que na WS decorreu dentro da normalidade”, frisou Alexandre Fonseca, sem falhas de rede.

Lisboa, 6/11/2019 -  A Altice War Room, é a sala responsável pelas telecomunicações em toda a Websummit. Decorre o terceiro dia da Web Summit 2019. O evento tecnológico vai decorrer no Parque das Nações até 7 de novembro. (Reinaldo Rodrigues/Global Imagens)


(Reinaldo Rodrigues/Global Imagens)

Com apenas 1,5 dias de feira, onde são esperados mais de 70 mil participantes, os números de acesso à rede arriscam a bater record, acredita o responsável da dona do Meo.

“Até agora” foram usados 18 TB de dados pela rede Wi-Fi, na rede móvel 2,1 TB e estabelecidas 1.143.952 sessões, através de mais de 36 mil dispositivos. Só no Wi-Fi foram estabelecidas 136 mil sessões, tendo havido 30 mil dispositivos ligados em simultâneo.

Há um ano, nos quatro dias da WS foram feitas 3.445.647 sessões únicas, estiveram 50 mil dispositivos ligados e foram usados 88 TB de dados.

Para a edição deste ano, a operadora reforçou a infraestrutura para receber os mais de 70 mi participantes esperados. Foram instalados mais 600 pontos de acesso, 950 antenas (num total de 900 AP e 1250 antenas geridas), com capacidade para suportar 150 mil dispositivos móveis em simultâneo na rede sem fios; com quatro acessos em fibra ótica e 10 GPs redundantes; 44 quilómetros de cabo de rede e três quilómetros de fibra ótica.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
A ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho (D), e o secretário de Estado do Emprego, Miguel Cabrita (E). Fotografia: MANUEL DE ALMEIDA/LUSA

Salário mínimo de 635 euros? Dos 617 dos patrões aos 690 euros da CGTP

concertação

Governo sobe, sem acordo, salário mínimo até 635 euros em 2020

concertação

Governo sobe, sem acordo, salário mínimo até 635 euros em 2020

Outros conteúdos GMG
Altice. Snowden foi “especialmente atribulado em termos de cibersegurança”