Oitante conclui pagamento integral de empréstimo obrigacionista de 746 milhões de euros

Este empréstimo obrigacionista tinha sido contraído aquando da constituição da Oitante em 20 de dezembro de 2015 "por força da resolução do Banif".

Dinheiro Vivo/Lusa
Oitante conclui pagamento integral de empréstimo obrigacionista de 746 milhões de euros © CARINA SANTOS

A Oitante "concluiu com sucesso" o pagamento integral do empréstimo obrigacionista de 746 milhões de euros, anunciou esta segunda-feira a sociedade-veículo criada em 2015 para ficar com os ativos do Banif que o Santander Totta não comprou.

Este empréstimo obrigacionista tinha sido contraído aquando da constituição da Oitante em 20 de dezembro de 2015 "por força da resolução do Banif", refere a entidade, salientando que concluiu "a liquidação integral da dívida do seu balanço".

A amortização final "foi realizada no passado dia 30 de junho num montante de 18 milhões de euros, antecipando dessa forma em três anos e meio o vencimento do empréstimo obrigacionista previsto inicialmente para dezembro de 2025".

A Oitante adianta que a poupança de juros resultante do pagamento antecipado, entre 2016 e 2022, "ascendeu a mais de 110 milhões de euros".

Durante a vigência do empréstimo, "a Oitante pagou um total de mais de 62 milhões de euros de juros", acrescenta.

"É com imenso orgulho e sentimento de realização que a Oitante cumpre um dos seus principais objetivos, o pagamento integral da sua dívida", refere a entidade no comunicado, destacando como "particularmente relevante" para a equipa "ter sido possível desenvolver e executar um plano estratégico ambicioso que permitiu libertar quer o Fundo de Resolução, quer o Estado português (contribuinte), das garantias e contragarantias inicialmente prestadas".

O Conselho de Administração da Oitante "aproveita a oportunidade para agradecer a todos os seus 'stakeholders' e, em particular, a todos os seus trabalhadores pela entrega, dedicação e eficiência demonstrada face a um desafio de enorme exigência", remata.

Mais Notícias

Veja Também

Outros Conteúdos GMG