Portagens sobem cinco cêntimos nas pontes 25 de Abril e Vasco da Gama

Preços das travessias geridas pela Lusoponte ficam mais caros a partir deste sábado, 1 de janeiro. Mantêm-se descontos para detentores de ViaCard e Via Verde conforme número de passagens.

Diogo Ferreira Nunes
Ponte 25 de abril, que liga Lisboa à margem sul do Tejo (Imagem de arquivo) © Orlando Almeida Global Imagens

Atravessar as pontes 25 de Abril e Vasco da Gama vai ficar mais caro em 2022. A partir de sábado, 1 de janeiro, terá de pagar mais cinco cêntimos para usar as duas travessias, segundo informação solicitada pelo Dinheiro Vivo junto da concessionária, Lusoponte. Em média, a subida de preços das portagens das duas pontes será de 1,81%.

Comecemos pela ponte 25 de Abril: a tarifa da classe 1 vai subir de 1,85 para 1,90 euros, mais cinco cêntimos. Nas classes 2 e 3, terá de pagar mais dez cêntimos. Os veículos mais pesados, na classe 4, terão de desembolsar mais 15 cêntimos.

Na ponte 25 de Abril, existe ainda a classe 5, para quem tiver um motociclo e utilizar as vias dedicadas à Via Verde ou à ViaCard. Nesse cenário, a subida será de três cêntimos, para 1,33 euros.

Na ponte Vasco da Gama, a portagem também sobe cinco cêntimos para a classe 1, passando a custar 2,90 euros. Na classe 2, o aumento é de dez cêntimos, para 6,55 euros. Há agravamento de 15 cêntimos para a classe 3 e de 20 cêntimos para a classe 4.

Nas duas pontes existem descontos para os clientes ViaCard.

Na ponte 25 de Abril, a redução de preços varia conforme a utilização: de 1 a 12 passagens, o desconto é de 10%; de 13 a 70 passagens, o desconto é de 70%; quem atravessar a ponte 71 ou mais vezes num mês não paga portagens sobre essas utilizações. As mesmas reduções de preço aplicam-se aos aderentes à Via Verde.

Se tiver um veículo elétrico ou um híbrido plug-in (ViaCard Eco), o desconto é de 15% para 1 a 12 passagens por mês e de 80% para 13 a 70 passagens por mês.

Os descontos da ViaCard para a ponte Vasco da Gama dependem do horário: se usar a ponte das 7h às 10 nos dias úteis, a redução é de 5%; se usar a travessia fora desse período, o desconto é de 10%.

Quem tiver um veículo elétrico ou híbrido plug-in e fora aderente ao ViaCard Eco tem o dobro dos descontos: 10% nos dias úteis das 7h às 10h; 20% noutros horários.

O último aumento nas portagens nas pontes 25 de Abril e Vasco da Gama data de 2019.

Mais Notícias

Veja Também

Outros Conteúdos GMG